Notícias
Esquenta Compós destaca a relação da comunicação com as mais diversas áreas do conhecimento
Como prévia para a realização do primeiro Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), o Centro de Ciências de Imperatriz realizou na sexta-feira, 3, o encontro virtual do Esquenta Compós, com o tema “Qual a contribuição da comunicação para outras áreas do saber?”
A transmissão, realizada no Canal da Compós, no YouTube, foi uma iniciativa do grupo de trabalho Epistemologia da Comunicação, coordenado pelos professores Luís Mauro Sá Martino, da Fundação Cásper Líbero (FCL), e Eduardo Yuji Yamamoto, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Essa atividade foi a última de uma série de lives intulada Esquenta Compós.
O evento contou com a participação das professoras Lucrécia D'Alessio Ferrara, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Vera Regina Veiga França, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e do professor José Luiz Braga, da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Os palestrantes enfatizaram que a área da comunicação está em destaque pela sua relação com as mais diversas disciplinas e campos do saber, e que seu desenvolvimento se deu por meio de apropriação de ideias e teorias de outros campos. Entre outros assuntos abordados, destaca-se a relação da área comunicacional como uma ciência transdisciplinar. “O que caracteriza os termos em uma disciplina plena entre ciências humanas e sociais é a possibilidade de uma oferta de contribuições nítidas para o conhecimento social e perspectiva comunicacional”, destacou José Luís Braga.
O último encontro virtual do Esquenta Compós foi uma preparação para a 31ª edição do Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação da UFMA, que ocorrerá no período de 6 a 10 de junho, com transmissão no Canal da Compós, no YouTube.
O encontro anual da Compós, tem por objetivo reiterar a colaboração que a comunicação oferece a outros tipos de saberes, e quais tipos de concepções ela tem a oferecer para esses debates, sendo o encontro mais aclamado na comunidade acadêmica (graduações e pós-graduações do estado).
Segundo a comissão organizadora, esse evento é o mais relevante em termos de profundidade das discussões acadêmicas, bem como do avanço do campo da comunicação no Brasil. “O encontro, realizado na UFMA de forma remota, demarca a proposta da associação de ser mais inclusiva e descentralizada para a comunidade acadêmica”, afirmou.
Confira a programação da Campós.
Por: Lucas Araújo
Produção: Marcos Paulo Albuquerque