Equipes do HU-UFMA são premiadas em concurso

publicado: 31/03/2022 11h33, última modificação: 31/03/2022 11h33

De 15 a 17 de março, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA/Ebserh/MEC) participou da Oficina Virtual 2022 realizada pelo Hospital Moinhos de Vento (RS) responsável pelo monitoramento do projeto Paciente Seguro, que visa melhorar a segurança do paciente em hospitais públicos do Brasil, com base no Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), instituído pelo Ministério da Saúde (MS) e por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS).

A Oficina de três dias contou com a participação de vários hospitais do Brasil. Nos dois primeiros dias as equipes do HU-UFMA participaram compartilhando conhecimentos das metas de Comunicação e de Medicamentos (Dispensação e Assistência). Já o último dia foi reservado para o concurso “Usando a nossa criatividade para melhorar a assistência aos nossos pacientes” onde as ideias selecionadas foram apresentadas e votadas.

O HU-UFMA concorreu em duas das seis categorias do concurso (Metodologia de Treinamento, Envolvimento da Equipe, Envolvimento do Paciente e Acompanhante, Gestão, Processos Assistenciais e Inovação) e ganhou nas duas. O concurso recebeu um total de 709 votos. As ideias premiadas foram: Painel interativo de higiene das mãos, que foi desenvolvido pelo time de Higienização das Mãos da UTI Coronariana e que concorreu na categoria “Envolvimento da equipe” e Diálogo diário de informação, que foi desenvolvido pelo time de Quedas da Pediatria e que concorreu na categoria "Metodologia de treinamento”.

Time de Higiene de Mãos (Meta 5)

Representante do Núcleo de Segurança do Paciente: Ana Cássia Bastos Lopes

Líder: Fernanda Liene Cavalcante da Cruz

Débora de Jesus dos Santos Menezes;

Deborah Arraes Castelo Branco;

Dulcehy Moreira Serra Guterres;

Jessica Angel Mendes da Silva Arrais;

Natalia Pereira dos Santos;

Tamara Rubia Cavalcante Guimaraes Coutinho.

Time de Prevenção de Quedas (Meta 6)

Representante do Núcleo de Segurança do Paciente: Jacione Lemos Botelho Maia;

Líder: Juciene Monteiro Pereira e Silva;

Ângela Maria Cecim Castro;

Francilene Gomes Nunes;

Geniara Rodrigues de Oliveira Soares;

Joseanne de Maria Pinheiro;

Marilene de Fátima Ribeiro.

O Hospital avança no projeto Paciente Seguro com equipes atuando na implantação dos protocolos seguros com os Times de Quedas, Lesão por Pressão, Comunicação, Higiene das Mãos, Centro Cirúrgico, Identificação, Farmácia Dispensação e Medicamentos Assistência.

A autora do Painel de Higiene de Mãos, Ana Cássia Bastos Lopes, falou sobre a importância da ação para o envolvimento da equipe. “O engajamento da equipe está diretamente ligado aos resultados nos processos da segurança e qualidade do paciente. Saber inovar para garantir esse engajamento é o grande desafio dos hospitais, e estamos muito felizes em apresentar ideias inovadoras que envolvem as equipes assistenciais e os pacientes tornando-os protagonistas na cultura de melhoria do nosso hospital.” destacou Ana Cássia.

Já a autora do Diário de Informação (DDI), Geniara Rodrigues de Oliveira Soares, contou como foi a experiência de desenvolver a ideia. “A elaboração do DDI surgiu a partir da necessidade de divulgar e treinar o protocolo de quedas. Por se tratar de uma ferramenta objetiva e de fácil compreensão, permite maior capilarização da informação de forma rápida e interativa, usando poucos recursos.”.

A coordenadora do Projeto Paciente Seguro (PPS) no HU-UFMA, Sirlei Garcia Marques, ressaltou o quanto o projeto tem sido importante para a instituição e a alegria de saber que o hospital foi premiado nas duas categorias em que concorreu. “Estamos felizes com o resultado, pois superou a nossa expectativa. A gente observa que o projeto tem sido importante para as equipes se sentirem motivadas e envolvidas, e que há um grande empenho do Núcleo de Segurança do Paciente para que o hospital alcance cada vez mais a qualidade de seus processos assistenciais.”.

Saiba mais

Desde 2016, 60 instituições já fizeram parte desta iniciativa. Até 2023, 98 hospitais públicos brasileiros terão sido contemplados, abrangendo todos estados do país. O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão ingressou no projeto Paciente Seguro em junho de 2021.

PNSP – Instituído em 2013, tem como objetivo geral contribuir para qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional, públicos e privados, minimizando riscos inerentes à assistência.

Proadi-SUS - Desenvolvido para colaborar com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele é financiado com recursos de isenção fiscal (COFINS e cota patronal do INSS), concedidos aos hospitais filantrópicos de excelência reconhecidos pelo Ministério da Saúde, e que apoiam a promoção da melhoria das condições de saúde da população brasileira.

Publicado originalmente em 18/03/22, no site do HU-UFMA.

Por: Alexsandra Jácome/Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário