Equipe de E-Sports Pandas disputou campeonato on-line feminino de Valorant, promovido pela Cubes

publicado: 19/01/2021 13h33, última modificação: 19/01/2021 20h21

SÃO LUÍS – Na quarta-feira, 13, a seleção de E-Sports Pandas da Universidade Federal do Maranhão, com a line-up Valorant feminino, disputou o campeonato on-line “Protocolo Queen”, organizado pelo Campeonato Universitário Brasileiro de E-Sports (Cubes), que tem o intuito de fomentar o crescimento do cenário feminino do FPS (First Person Shooter – jogos de tiro em primeira pessoa) no jogo Valorant, no âmbito universitário.

Na ocasião, a UFMA foi representada pelas jogadoras Ana Vitória Sousa de Oliveira e Layane Ellen Gonçalves Gomes, do curso de Engenharia Elétrica; Beatriz Salles Silva Silveira e Lyessa Viana de Lima, do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT); e Dandara Moura, do curso de Artes Visuais. As atletas disputaram a competição contra o time Mermaids E-Sports, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em que foram eliminadas pela equipe paulista na derrota por 2 a 0. O campeonato remoto começou no dia 12 e vai até o dia 24 deste mês, data em que ocorrerá um showmatch, que contará com a equipe campeã do desafio e com o time profissional Intz Angels.

Segundo Luã Coimbra Santiago Saunders, discente do curso de Engenharia Mecânica da UFMA e membro da comissão administrativa do seletivo para a equipe feminina, esse campeonato é um dos pontapés iniciais para que as atléticas e organizações que representam as universidades busquem cada vez mais investir seu tempo e esforço no cenário feminino de Valorant.

“Esta modalidade possui um grande potencial de crescimento e recebemos bastante apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, por meio do pró-reitor, Leonardo Silva Soares. Ficamos sabendo desse campeonato por meio das redes sociais, onde prontamente nos inscrevemos e tivemos o prazer de disputar contra a seleção da Unicamp”, comentou.

Para a jogadora Dandara Moura, o campeonato possibilita uma grande representatividade feminina nessa modalidade de esporte, possibilitando oportunidades de interação e trocas de experiências entre todos os participantes. “Falta mais incentivo à adesão de jogadoras em várias modalidades de jogos, porque, infelizmente, é uma área dominada pelos homens. O mundo dos jogos é ainda muito misógino, nossa participação nesse campeonato pode contribuir para que isso mude ainda que pouco. Que outras mulheres vejam e se interessem também em participar. Seria interessante haver times femininos de outros jogos como Leagues of Legends ou de multiplayer online battle arena”, reforçou.

Já para Layane Ellen Gomes, orgulho e gratidão definem sua participação nesse campeonato feminino. “Orgulho por poder levar o nome da UFMA pro Brasil afora e gratidão por ter tido essa oportunidade e influenciar outras meninas que jogam a sair de suas zonas de conforto. O advento cada vez maior de campeonatos femininos no mundo dos E-Sports é de extrema relevância, pois possibilita que acabe com a falsa ilusão de que só meninos gostam de videogame. Essas disputas são necessárias para dar espaço às milhares de meninas que passam horas nas frentes dos PCs, consoles etc. treinando, se esforçando, e, além de tudo, se divertindo com os jogos eletrônicos”, esclareceu.

Saiba mais

A Seleção de E-Sports Pandas UFMA é um projeto que caminha para seu terceiro ano de história e é composto por Luã Saunders, de Engenharia Mecânica; Gerson Soares Diniz e Thiago Bastos Santos, do curso de BICT, na esfera administrativa; e Felipe da Conceição Mesquita e Bruno Nunes Pinheiro, discentes dos cursos de Geografia e BICT, respectivamente, no setor de marketing; além dos jogadores e treinadores de cada modalidade.

“Contamos com as line-ups de Counter Strike: Global Offensive (CS:GO) masculino, Valorant feminino e masculino e FIFA. Já participamos com a line-up de CS:GO de campeonatos regionais, como a Primeira Olimpíada de E-Sports da UFMA e de alguns outros campeonatos de expressão universitária nacional, e agora, recentemente, a nossa recém-formada line-up de Valorant feminino disputou o campeonato ‘Protocolo Queen’, organizado pela Cubes”, explicou Luã Saunders, que também é manager dos times de CS:GO e Valorant e treinador da line-up de CS:GO.

Ele ainda informa que, para formar a line-up de Valorant feminino da UFMA, primeiramente buscou contato com atletas que se destacaram na Primeira Olimpíada de E-Sports da UFMA, realizada pela Liga de E-Sports das Atléticas do Maranhão (Lesama) no segundo semestre de 2020.

“Para completar o time, realizamos a divulgação de um formulário e as mais bem-qualificadas no jogo e que atendiam aos requisitos, foram escolhidas para participarem do grupo”, pontuou.

Para mais informações sobre a seleção de E-Sports Pandas da UFMA, consulte o Instagram @pandasufma.

Por: Allan Potter