publicado: 28/03/2023 22h06, última modificação: 28/03/2023 23h35
Equipe da Proen e Proec discutem a curricularização da extensão no Centro de Ciências de Imperatriz.jpg

Nessa terça-feira, 22, o Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm) recebeu o Pró-reitor de Ensino (Proen), professor Romildo Sampaio, a diretora da Divisão de Projeto Pedagógico de Curso da Pró-reitoria de Ensino (DIPEC-Proen), Luciana Alves, e o chefe da Divisão de Extensão da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, Alden Makel Almeida, para discutir a curricularização da extensão e tirar dúvidas sobre a sua inserção nos nove cursos de graduação do câmpus.

A curricularização da extensão é o processo de tornar as atividades de extensão parte obrigatória da carga horária dos cursos de graduação. Essa diretriz surge da Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, do MEC, Conselho Nacional de Educação (CNE) e da Câmara de Educação Superior (CES).

Em Imperatriz, na Unidade Centro, a reunião ocorreu no auditório do câmpus, reunindo os docentes dos cursos de Ciências Contábeis, Ciências Humanas – Sociologia, Comunicação Social – Jornalismo, Direito e Pedagogia. Ao fim das apresentações, os professores puderam, dentro de suas particularidades, tirar algumas dúvidas individuais. Já na Unidade Bom Jesus, o encontro foi realizado por curso, reunindo os docentes de Ciências Naturais – Biologia, Enfermagem, Engenharia de Alimentos e Medicina.

Para o diretor do CCIm, professor Leonardo Hunaldo, esses encontros são fundamentais. “Ter pessoas da gestão superior em Imperatriz, vendo a nossa realidade e observando o dia a dia dos cursos é valoroso, ainda mais discutindo um tema que vai potencializar a expansão do câmpus e para fora dele, de forma que possamos envolver a sociedade imperatrizense, aproximando-a ainda mais do universo acadêmico”, disse.

Equipe da Proen e Proec discutem a curricularização da extensão no Centro de Ciências de Imperatriz (2).jpg

Segundo a resolução nº 7 do Ministério da Educação (MEC), as atividades de extensão devem compor, no mínimo, dez por cento do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular.

A diretora da Divisão de Projeto Pedagógico de Curso da Pró-reitoria de Ensino (DIPEC-Proen), Luciana Alves, reforçou que esse é o momento fundamental para conversar com os cursos, por meio das coordenações e dos núcleos estruturantes. “No Centro de Ciências de Imperatriz, os cursos estão em diferentes fases desse processo de reestruturação dos projetos pedagógicos e, nesse momento, fazemos a dinâmica de trabalho que é a divisão em equipes na qual a Proec trata de assuntos mais relacionados à questão da operacionalização da curricularização e a Proen, dos trabalhos mais voltados aos aspectos didáticos e pedagógicos dos Projetos Político-Pedagógicos de Curso”, detalhou.

As atividades extensionistas, segundo sua caracterização nos projetos político-pedagógicos dos cursos, se inserem em cinco modalidades: programas, projetos, cursos e oficinas, eventos, e prestação de serviços.

O chefe da Divisão de Extensão da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, Alden Makel Almeida, explicou que essa foi uma demanda que surgiu no Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão, onde realizaram reuniões com o MEC, abordando as questões da extensão. “A partir da resolução nº 7, ficou estabelecido que as Universidades implantassem os dez por cento nos seus currículos, então a UFMA começou a trabalhar nessa demanda e regulamentou a resolução 2503, de 1º de abril de 2022, a qual regimenta a institucionalização das ações de extensão no âmbito da Universidade, junto a essa resolução existe, também, o manual da curricularização da extensão que elucida dúvidas do corpo docente nesse processo de implantação.”

As atividades de extensão, de acordo com o MEC, devem ser sistematizadas e acompanhadas, com o adequado assentamento, além de registradas, fomentadas e avaliadas por instâncias administrativas institucionais, devidamente estabelecidas, em regimento próprio.

Confira mais fotos da reunião, no álbum abaixo

Reunião sobre Curricularização da Extensão, em Imperatriz - 22 e 23-03-2023

Veja a reportagem produzida pelo Núcleo de Audiovisual da Diretoria de Comunicação da UFMA

Por: Sansão Hortegal