Notícias

ENTREVISTA: Presidente da AAUFMA fala sobre a Associação e suas respectivas ações

publicado: 14/12/2020 00h00, última modificação: 31/12/2020 16h44

 

 

SÃO LUÍS - Falando sobre a AAUFMA: foi com esse teor de pauta que foi entrevistado o presidente da Associação dos Amigos da Universidade Federal do Maranhão (AAUFMA), Domingos Ferreira da Silva, técnico em assuntos educacionais da Instituição. Para que as pessoas possam conhecer mais e até se interessarem em se associarem, ele abordou mais sobre a história da Associação, a respectiva missão da entidade, as ações, o meio de vinculação, as ações antes e durante a pandemia e o sobre os planos. Confira a entrevista.

DCom: Qual a história da AAUFMA?

Domingos Silva - O surgimento da Associação nasceu a partir de uma ideia, de alguns docentes e técnicos-administrativos da UFMA que estavam em processo de aposentadoria. Essa ideia se tornou uma realidade palpável, para a alegria e orgulho de muitos associados, a partir de 10 de março de 1993.

Entre os sonhadores que concretizaram a existência da AAUFMA, estão nomes da primeira diretoria como, José Maria Ramos Martins, João Pereira Martins Neto, Teresinha de Jesus Nogueira Frias, Maria Regina Borges Barbosa de Carvalho, Samuel Dória Carvalho, Maria Célia dos Santos Frazão, Rosa Aroso Mendes Nunes, Maria Helena Martins de Barros Bello, Dinah Gomes, Raimundo Manoel Ramos Martins, Maria de Nazaré Cassas de Lima Lobato e Edmar Ferreira da Silva, e muitos outros.

No decorrer de 27 anos, o marco mais importante da AAUFMA tem sido com seus associados, contribuindo com a aproximação de todos, oportunizando momentos felizes e solidificados em amizade e respeito, construídos durantes anos de dedicação e trabalho em prol da nossa Universidade Federal do Maranhão.

Nesses anos, as 12 diretorias, eleitas democraticamente, pelo voto dos associados, permaneceram firmes e coesas no cumprimento de sua missão, que é o de congregar os trabalhadores ativos e aposentados da UFMA, mantendo viva a relação de conhecimento e amizade e, assim, fortalecendo o vínculo com a Instituição.

A AAUFMA se propôs contribuir com o patrimônio mais importante da sociedade que é a Educação, com vistas a um mundo mais justo, solidário, sempre com o espírito de harmonia e amizade que a cognominou de “Família AAUFMA”.

DCom: A AAUFMA é uma entidade voltada apenas para os aposentados da instituição?

DS - A AAUFMA tem como missão congregar servidores federais, ativos e aposentados, da Universidade Federal do Maranhão — docentes e técnicos-administrativos em educação — com vista a manter viva a relação de conhecimento e amizade estabelecida na UFMA, fortalecendo o vínculo com a Instituição e contribuindo para o seu desenvolvimento, no tocante ao ensino, à pesquisa e à extensão.

DCom: Quais os benefícios que um associado tem na AAUFMA?

DS - A AAUFMA, por meio de suas ações, pretende manter o equilíbrio entre participação e reconhecimento de seus associados e a UFMA, exercendo liderança e praticando interação, de modo a fortalecer visibilidade em sua área de atuação. A AAUFMA realiza eventos junto à comunidade da UFMA e seus associados; mantém intensa e periódica programação cultural e sociorrecreativa, colaboração com a UFMA e os poderes públicos na elaboração e execução de projetos/programas culturais ou científicos institucionais; propicia qualidade de vida e bem-estar aos associados, por meio de promoção de saúde, cursos, oficinas, palestras, atividades artístico-culturais, recreativas como excursões nacionais e internacionais, passeios locais no estado e capital, mantém programa de orientação aos associados quanto a seus direitos junto à UFMA e entidades sindicais representativas das categorias docente e técnico-administrativo em educação.

A AAUFMA mantém, atualmente, 60 convênios com empresas das áreas da educação, saúde, lazer e bem-estar, e comerciais, com descontos de 5% a 40% para os associados e seus dependentes.

DCom: Qualquer pessoa que participa da comunidade pode se associar?

DS - Não. De acordo com o Estatuto da AAUFMA, só poderá se associar o servidor aposentado e ativo que tem matrícula Siape.

DCom: Que tipo de ações a entidade realiza durante o ano?

DS - Muitas. Todas com o objetivo de congregar os nossos associados e seus dependentes. Realizamos comemorações dos aniversários dos associados; festas e celebrações das datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Aniversário da UFMA, do Funcionário Público, Natal e outras.

Além disso, participamos de campanhas nacionais, como a Mesa Brasil Sesc-MA, com doação de 200 quilos de alimentos não perecíveis; a Campanha de Vacinação com a Secretaria Municipal de Saúde, contra a gripe influenza, trípice viral, hepatite B e tétano; a Feijoada Solidária; o “Café da manhã com Amigos”; o Dia D do Servidor da UFMA, com tenda no prédio Castelão, na oferta de aferição pressão e de glicose aos servidores e exposição de trabalhos de artes dos associados; o Bazar Solidário da AAUFMA, em prol de instituições sociais; as palestras, com abordagens sobre saúde e educação; além de lançamentos de livros de autoria dos associados.

DCom: Quais os desafios da entidade agora durante a pandemia?

DS - O afastamento presencial nos deixou no impasse de lidar com esse novo momento na AAUFMA. A grande maioria dos nossos associados buscava auxílio presencial e se sentia acolhido pela atenção e comunicação clara para suas demandas junto à UFMA. Agora, com a comunicação virtual, a AAUFMA vem conseguindo atendê-los pelas redes sociais e de forma híbrida, assegurando todas as normas sanitárias de prevenção à covid-19.

Outro fator de destaque foi o falecimento de muitos associados devido à pandemia, trazendo, assim, restrições financeiras à nossa entidade. Mas, temos convicção que passaremos por essa situação e faremos com que a Associação tenha mais visibilidade da comunidade universitária, principalmente daqueles que estão na ativa.

DCom: O que a AAUFMA planeja para 2021?

DS - Para o ano que vem, a AAUFMA programará cursos que serão oferecidos para servidores e para ambientes coorporativos. Pretendemos elaborar uma grande campanha, em parceria com a UFMA, com objetivo de angariar novas adesões de associados. Pretendemos aumentar sua receita financeira e gerir mais benefícios aos associados e seus dependentes, em todas as áreas da saúde, lazer, bem estar e de conhecimento cultural e científico.

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: DCom
Última alteração em: 14/12/2020 22:36