Notícias
Entrevista: cônsul-geral dos Estados Unidos em Recife ressalta parceria com o Brasil e prevê “futuro brilhante”
Nessa terça-feira, 17, a cônsul-geral dos Estados Unidos em Recife, May Baptista, participou da abertura da Space Week Nordeste 2024, em São Luís. O evento, que se estende até o próximo dia 22 de setembro, com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos e o desenvolvimento da indústria aeroespacial, tem o apoio do Governo Norte-americano, por meio do Departamento de Defesa e da National Aeronautics and Space Administration (NASA).
Em entrevista exclusiva para os jornalistas dos meios de comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Diretoria de Comunicação, Rádio Universidade e TV UFMA -, May Baptista falou sobre parcerias com a Universidade para o fortalecimento de pesquisas no setor aeroespacial; a relação Brasil x Estados Unidos e a representatividade feminina. Confira abaixo:
Diretoria de Comunicação (Dcom): Primeiro, é uma satisfação em tê-la aqui na UFMA, em São Luís, no Maranhão. Como a parceria entre a UFMA e instituições americanas pode fortalecer o campo da pesquisa aeroespacial?
May Baptista (MB): É incrível retornar a São Luís, a Ilha do Amor, que, esta semana, transformou-se na Ilha da Ciência, aqui na Universidade Federal do Maranhão. É incrível estar aqui na Space Week Nordeste, continuando e crescendo a nossa parceria entre o Consulado Geral dos Estados Unidos e a UFMA. Esta semana, temos uma semana acadêmica e cultural e dois especialistas da NASA que estão aqui também.
Rádio Universidade: Como se desenha a relação Estados Unidos e Brasil em termos tecnológicos?
MB: O Brasil e os Estados Unidos têm uma relação diplomática duradoura. Esta semana, estamos celebrando 200 anos, um bicentenário entre os Estados Unidos e o Brasil. E, na área de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, é importante. Um dos nossos pilares no Consulado é a área da educação, por isso estamos investindo na área da tecnologia para dar mais acesso e oportunidades educacionais.
Dcom: Como a senhora avalia a representatividade feminina no universo aeroespacial, considerando que, no Brasil, ainda vemos poucas mulheres envolvidas. Como isso está sendo incentivado?
MB: Quando estamos falando de diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade, estamos falando de acesso e oportunidades. E por isso, nesta semana, estamos trabalhando com os governos estaduais, por exemplo, Piauí e Pernambuco, para dar mais acesso a estudantes da rede pública. Há onze estudantes do Piauí e de Pernambuco aqui no Maranhão para a Space Week Nordeste. Eu tive a honra de ser uma jurada de Pernambuco na Maratona Aeroespacial, e foi tão incrível ver meninos e meninas trabalhando juntos para outro mundo e novo lar. Então, isso é algo que podemos trabalhar juntos. Em nível regional, como Consulado, estamos trabalhando com programas como o "Futuras Cientistas". Em nível nacional, temos outros programas de intercâmbio a “TechGirls”, e, no ano passado, uma nordestina teve a oportunidade de estar nesse programa de intercâmbio, e também temos Power for Girls, outro programa educacional para dar mais acesso, para dar essa equidade de gênero para todos e todas.
TV UFMA: O Brasil sediou a Copa Mundial de Robótica, e o Maranhão apresentou resultados notáveis. Gostaria de compreender de que maneira o Brasil, e adiciono o Estado do Maranhão, desponta como um aliado dos Estados Unidos no desenvolvimento da ciência? Consideraria o Maranhão um ambiente fértil a possíveis acordos e parcerias entre nações?
MB: O governo dos Estados Unidos, o consulado dos Estados Unidos, acredita que o Nordeste tem oportunidade incrível e, por isso, o consulado teve dois anos apoiando a Space Week Nordeste em Fortaleza e, este ano, aqui no Maranhão para dar mais acesso, para fortalecer nossa colaboração. Temos uma relação bilateral, democrática e diplomática entre os dois países nos últimos 200 anos. E estamos tentando fortalecer e aprofundar isso para os próximos 200 anos. E o futuro é agora. O futuro é muito brilhante. Por isso estamos aqui na Space Week Nordeste para apoiar nossa parceria com a Universidade Federal de Maranhão.
Esta é a terceira edição do Space Week Nordeste e, pela primeira vez, ocorre em São Luís. Confira o que a Space Week ainda reserva na programação, clicando aqui.
Por: Ingrid Trindade
Fotos: Sarah Dantas
Revisão: Jáder Cavalcante