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ENTREVISTA: Aluna de Ciências Humanas - Sociologia realiza pesquisa sobre o PET Ciências Naturais do Câmpus de Bacabal

publicado: 23/03/2021 12h45, última modificação: 24/03/2021 21h31

“O Programa de Educação Tutorial e a tríade ensino, pesquisa e extensão: Um estudo de caso sobre o grupo PET Ciências Naturais na UFMA Campus III – Bacabal” foi o tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Laís Crystina de Moura Vieira no curso de Ciências Humanas – Sociologia do Centro de Ciências, Educação e Linguagens (CCEL) do Câmpus de Bacabal. O trabalho teve a orientação de Meubles Borges Junior, docente do Departamento de Química (Dequi) do Câmpus de São Luís, e é assunto da entrevista concedida à Diretoria de Comunicação (DCom) da Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE) da UFMA, em que a pesquisadora aborda o processo de desenvolvimento do projeto, sua participação e as contribuições da pesquisa para o PET Ciências Naturais.

DCom: Como foi a sua trajetória no PET Ciências Naturais do Câmpus de Bacabal?

Laís Vieira – O PET Ciências Naturais do Câmpus de Bacabal, na minha vida como graduanda, foi um divisor de águas. Quando entrei para o programa, em 2017, estava um pouco perdida, tinha participado de algumas ações pontuais na Universidade, como o ingresso no grupo de pesquisa, mas foi no PET que eu conheci o significado e a importância do ensino, pesquisa e extensão. Durante a minha trajetória no grupo, desenvolvi trabalhos acadêmicos, como a construção, execução e interpretação de resultados vindos de ações, pesquisas, projetos e tantas outras atividades que foram executadas, o que permitiu meu desenvolvimento no trabalho coletivo, na escrita acadêmica e como futura profissional, ampliando meus conhecimentos. Todas as aprendizagens que adquiri no PET Ciências Naturais são oriundas das atividades diversificadas desenvolvidas coletivamente, pelo fato de o grupo abranger duas graduações, Ciências Naturais e Ciências Humanas, o que me permitiu adquirir experiências e desenvolver um relacionamento maior com a comunidade que circunda a Universidade e enxergar o papel do Programa e as contribuições na vida daqueles que passam por ele.

DCom – Como surgiu o interesse em pesquisar sobre essa temática?

LV - Meu trabalho monográfico consiste basicamente em um estudo de caso, em que busquei compreender como os alunos, egressos e ativos do PET Ciências Naturais do Câmpus Bacabal enxergam a efetivação da atuação do grupo PET. Então, partindo da concepção de que o programa é um elemento essencial à Universidade para o desenvolvimento da tríade ensino, pesquisa e extensão, busquei identificar e entender as dinâmicas que envolviam o grupo em seus variados aspectos como: a organização, as relações, a formação acadêmica e a conexão da própria tríade com a comunidade, tudo baseado nas experiências dos participantes e, em certa medida, estabelecendo um comparativo entre as visões dos egressos e dos participantes atuais do programa.

Eu cheguei a esse tema, na verdade, por meio de uma epifania, por assim dizer. Estava saturada com meu antigo tema de monografia, havia feito até o primeiro capítulo dela, mas não conseguia escrever mais nada e cheguei ao ponto de não querer olhar mais para aquele texto, então, num momento de frustação muito grande, eu comecei a pensar em temáticas novas, que me fizessem ter interesse para escrever e me veio à mente, como um estalo, o grupo PET do qual eu participava e, a partir daí, eu comecei a construir um novo projeto de monografia voltado para o Programa.

DCom – Quais as etapas de sua pesquisa?

LV - Tendo estabelecido um novo norte, eu comecei a desenvolver o texto, primeiramente fazendo uma revisão bibliográfica e pesquisa documental da instituição do grupo PET Ciências Naturais e, logo em seguida, a pesquisa com os sujeitos envolvidos no meu tema, possibilitando a construção da estrutura da minha monografia em três etapas: entender a trajetória do ensino, pesquisa e extensão até obrigatoriedade nas universidades; em segundo, compreender contexto de origem e institucionalização do PET como um programa que necessariamente deve abranger ensino, pesquisa e extensão; e em terceiro, entender a constituição e dinâmica do grupo PET Ciências Naturais com base na óptica de seus integrantes e ex-integrantes. O trabalho teve duração, em média, de um ano de desenvolvimento, pois houve alguns atrasos, principalmente quando dei início à etapa final, que era a pesquisa propriamente dita com os alunos ativos e egressos. Meu plano inicial era entrevistá-los, porém, com a pandemia, tive que remodelar minha pesquisa e desenvolvê-la por meio de questionário. Apesar de alguns problemas que aconteceram, o trabalho foi finalizado da melhor forma possível.

DCom - Qual foi a emoção que você sentiu ao defender sua monografia?

LV - Quando defendi minha monografia, foi um momento muito especial e de muito nervosismo, pois, além da pressão, que é ter o trabalho exposto a uma banca, contei com a presença de praticamente todos os meus colegas e amigos do grupo PET. Foi uma sensação boa, pois pude concretizar que a escolha do tema da minha monografia tinha sido o melhor possível, tive o apoio deles também. Sempre tentei me envolver ao máximo nas atividades relacionadas ao PET, e vê-los presentes em um trabalho de que eu participei, não há recompensa melhor. Quero destacar a participação do meu orientador, Meubles Borges Júnior, que, no início da escrita da minha monografia, era o tutor do grupo PET Ciências Naturais. Ele participou de todo o processo de organização e construção da minha monografia, me orientou da melhor forma possível, só tenho a agradecer o apoio e auxílio na construção deste trabalho.

DCom: Qual a importância deste tema para o PET Ciências Naturais do Câmpus de Bacabal?

LV - Além de ser o primeiro trabalho monográfico escrito sobre o grupo PET Ciências Naturais do Câmpus de Bacabal ao longo de seus dez anos de existência, creio que a grande relevância do meu trabalho é ser um documento sucinto que trata de temas como a consolidação da tríade acadêmica, a institucionalização do PET e das percepções de um grupo local que ainda não tinha sido alvo de pesquisa, possibilitando, nesse sentido, dar visibilidade ao grupo e ao Programa, e até mesmo podendo ser utilizado como material para o conhecimento de novos membros que ingressem no grupo.

Por: Allan Potter

Revisão: Jáder Cavalcante

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