Notícias

Entrega de certificados do Projeto Oportuniza Mais reúne formandos e familiares em Codó

publicado: 01/07/2025 14h30, última modificação: 01/07/2025 17h24
Entrega de certificados do Projeto Oportuniza Mais reúne formandos e familiares em Codó

Na última quinta-feira, 26, o auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Câmpus Codó, foi palco da cerimônia de entrega dos certificados do Projeto Oportuniza Mais. O evento foi marcado por momento de celebração, reconhecimento e emoção entre os concluintes e seus familiares, reunindo também representantes do projeto.

Foram certificados participantes dos cursos de Assistente em Administração, Mecânico de Refrigeração, Preparador de Doces e Conservas e Agente de Combate às Endemias. Com carga horária de 200 horas-aula, essas formações visam ampliar as possibilidades de inserção no mundo do trabalho e fortalecer a cidadania, especialmente, entre jovens de 16 a 29 anos. Em Codó, o projeto ofereceu mais 150 vagas entre quatro cursos, contribuindo para capacitação profissional e desenvolvimento social e econômico da região.

O Oportuniza Mais é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego, vinculada ao programa Manuel Quirino de Qualificação Social e Profissional. Em Codó, é realizado em parceria com a UFMA (Centro de Ciências Codó – CCCO), com o apoio da Prefeitura Municipal, da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti), da Secretaria da Juventude e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma). Na UFMA, a ação é coordenada pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC).

Durante a cerimônia, o diretor do Centro de Ciências de Codó, professor Arlane Vieira, destacou o valor do esforço dos formandos e de suas famílias: “Sejam muito, mas muito gratos a vocês mesmos e aos familiares que deram o suporte para que pudessem chegar a este momento tão importante de conquista profissional. Quero lembrar que esse sucesso ainda está apenas começando. Ele não se alcança de forma plena com uma única vitória, pois a trajetória profissional é feita de muitas conquistas diárias, e essas conquistas só são possíveis com esforço constante, todos os dias”.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Zefinha Bentivi, ressaltou o trabalho envolvido na realização do projeto: “Percebam quantas pessoas trabalharam para que vocês estivessem aqui hoje recebendo esse certificado. A partir daí, vocês puderam ver quanta gente esteve envolvida, quanto trabalho foi necessário. Ouvi muitas palavras hoje: agradecimento, reconhecimento, confiança, competência, trabalho, coragem, ousadia, compromisso e uma boa dose de loucura, que é necessária e fundamental. Paixão e loucura pelo que fazemos se revelam em cada passo. Esse tipo de parceria, dedicação e compromisso que tornou tudo isso possível”.

O coordenador geral do Oportuniza Mais, Roni César Araújo, também enalteceu o esforço coletivo e o papel dos estudantes: “Esse projeto só existe graças ao Ministério do Trabalho e Emprego. Sem essa parceria, não teríamos essa iniciativa tão importante. Quero agradecer à PROEC e Reitoria, que lutam ao nosso lado para oferecer melhores condições e mais oportunidades para todos vocês. Aos nossos alunos: lembrem-se de que vocês são o motivo de todo esse esforço. Valorizem isso. Vocês são tão importantes quanto qualquer estudante de graduação, mestrado ou especialização. Esse é o compromisso que assumimos com cada um de vocês”.

Entre os formandos, o sentimento era de gratidão e expectativa por novos caminhos profissionais. A participante Francinalva compartilhou sua experiência: “Eu fiz o curso de Assistente de Administração, e ele foi muito importante para mim. Gostei muito, achei muito proativo. Acredito que vai me ajudar bastante e que vai dar ainda mais certo no futuro”.

A solenidade reafirmou o compromisso institucional da UFMA com a inclusão produtiva, a geração de oportunidades e o desenvolvimento regional, alinhado às diretrizes do Programa Manuel Quirino de Qualificação Social e Profissional.

Por: Geovanna Selma

Fotos: Léo Santos

Revisão: Jáder Cavalcante

 

registrado em: