Notícias

Dia Mundial da Fotografia

Entre o clique da fotografia e a autorrepresentação: Coletivo Nuppi realiza evento em comemoração ao dia mundial da fotografia

publicado: 15/08/2025 13h29, última modificação: 15/08/2025 17h12
Entre o clique da fotografia e a auto-representação: Coletivo Nuppi realiza exposição "Per-formar-se na Imagem"

"Per-formar-se na Imagem" será a temática explorada no evento em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia, uma programação que se consolidou no calendário acadêmico, sendo promovida pelo Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem (Nuppi), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento será realizado na próxima terça-feira, 19, no Reocupa, no Centro de São Luís. A ação vai proporcionar reflexão e estimular a criatividade acerca da presença da fotografia na sociedade.

A organização do evento conta com parceria do Espaço Cultural Reocupa, com uma equipe formada por estudantes e coordenada pelos professores do Departamento de Comunicação Social: Jane Maciel, Carolina Libério e Bruno Ferreira. Para o grupo, é fundamental a realização da ação em espaços culturais que trabalham em variadas vertentes do campo da imagem.

Lançada em 2007, a iniciativa teve uma frequência irregular por um tempo. Nos últimos anos, foi retomada de forma consistente, graças ao trabalho de uma equipe dedicada. Segundo Jane Maciel, a temática desta edição foi escolhida com base nas vivências observadas na atualidade: “Pensamos nesse tema ‘Per-formar-se na Imagem’, porque acreditamos que a questão da representação e da autorrepresentação nas imagens fotográficas é um tema muito relevante. O Dia Mundial da Fotografia — 19 de agosto — faz referência a uma data que é um dos marcos mundiais da invenção da fotografia e da disseminação dessa técnica fotográfica. E hoje isso é um tema muito importante, pois, com as redes sociais e com os dispositivos móveis, sobretudo, que permitem a gente ter câmeras fotográficas à nossa disposição o tempo inteiro, esse tema tornou-se muito cotidiano, essa questão de se performar por meio da imagem”, explicou.

A programação será repleta de atividades: começando às 14h com a “Oficina Fotovivência”; em seguida, às 16h20, as fotoprojeções dos trabalhos selecionados; na sequência, às 17h, a mesa-redonda com artistas e pesquisadores; e finalizando com atração cultural. O momento proporciona aos fotógrafos a oportunidade de exibirem seus trabalhos, relacionados à temática e promove uma experiência imagética ao público. As inscrições para participação na mesa-redonda, na oficina e na submissão de imagens podem ser realizadas até hoje, 15 de agosto, por meio do link, disponível aqui.

“Sobre a programação, teremos uma oficina com a Sunshine Castro, fotógrafa, pesquisadora e mestra. Ela tem uma pesquisa bem interessante do ponto de vista da representação fotográfica, valendo-se de alturas negras, por uma perspectiva decolonial. Vai ter uma programação com a fotoprojeção. Na nossa mesa-redonda, vamos ter a participação de três pessoas: Fozzie, um fotógrafo atuante aqui na cidade; a Dani Lopes, que é uma artista visual, produtora audiovisual e fotógrafa, que vai falar sobre a pesquisa dela em fotografia, voltada para a representação das mulheres, para pensar a questão da liberdade dos corpos; e a Priscilla Menescal, que é uma psicóloga, também tem mestrado, tem um trabalho muito interessante voltado para as infâncias, mas também, de maneira geral, vai estar pensando a questão das imagens fotográficas e essa performance de si”, detalhou Jane Maciel.

Há uma grande expectativa em torno do evento e curiosidade acerca dos trabalhos que serão exibidos, com autoria de artistas tanto local como em nível nacional. A reflexão crítica e a discussão estética em torno das imagens são aspectos que serão destaques no evento. Seguindo essas perspectiva, Jane Maciel enfatiza o intuito do grupo de pesquisa:

“O Nuppi tem uma preocupação muito grande de estar em interlocução com os produtores de imagens da nossa cidade, do Maranhão, de maneira geral. Então, convidamos essas pessoas que estão na mesa e também por meio da fotoprojeção para ser um espaço de reflexão conjunta, de troca de ideias, de fortalecimento de redes em torno da fotografia. Acreditamos que a Universidade precisa se expandir para além dos muros, dos recintos, dos espaços físicos da UFMA. Queremos mesmo ocupar os espaços culturais da cidade. Estamos nessa interlocução com esses produtos culturais e fazendo com que exista divulgação científica para além dos muros da Universidade. Estamos num momento de férias coletivas, e isso é interessante, pensar que, mesmo num período de férias, seguimos atuantes no nosso calendário, nas nossas ações”, finalizou.

"Per-formar-se na Imagem" é uma inciativa que busca tocar o íntimo, proporcionar o questionamento sobre a atuação da fotografia nos dias atuais e a verdadeira imagem do outro. O Coletivo Nuppi é um grupo voltado para além do espaço acadêmico, busca atingir e interagir com o público geral sobre o desempenho da fotografia e da imagem, evidenciando a força da arte visual como transformadora social.

 

Por: Aline Vitória    

Produção: Sarah Dantas

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: