SIMPÓSIO EM SÃO BERNARDO

Encurtando distâncias: AGEUFMA, PROAES E STI dialogam com comunidade acadêmica de São Bernardo

publicado: 27/04/2023 15h23, última modificação: 27/04/2023 18h27

Nos dias 27 e 28 de abril, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-reitoria da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA), Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAES) e Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), dialogou com a comunidade acadêmica em Simpósio realizado na cidade de São Bernardo.

Para o diretor do Centro de Ciências de São Bernardo, Jefferson Almeida Rocha, priorizar e melhorar a qualidade do ensino superior é investir no futuro, não somente dos estudantes universitários, mas também no enfrentamento das desigualdades sociais.

“O Câmpus de São Bernardo recebe também estudantes de outros municípios da região do Baixo Parnaíba como Santa Luzia, Magalhães de Almeida Santana, Araioses, entre outros. Isso coaduna com o nosso compromisso que é o mesmo que a Universidade favorece, democratizando o ensino. A educação é a única forma que a gente tem que combater desigualdades sociais, além de trazer desenvolvimento para toda essa região do Maranhão”, ressaltou.

O reitor Natalino Salgado reforçou a importância do simpósio em São Bernardo:  “É uma oportunidade de alunos, técnicos e docentes conversarem conosco, discutindo ideias, além das dificuldades encontradas no dia a dia da Universidade”, destacou.

Além do diálogo, foram apresentados dados da Universidade, com palestras dos pró-reitores da AGEUFMA, professor Fernando Carvalho Silva; da PROAES, professor Leonardo Soares; e da STI, Anilton Bezerra Maia, elencaram os avanços da UFMA em diversos eixos como incentivo à docência, assistência estudantil, internacionalização do ensino e governança em tecnologia digital.

Estiveram presentes à mesa de abertura o reitor da UFMA, professor Natalino Salgado Filho; o pró-reitor da Pró-reitoria da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização da UFMA, professor Fernando Carvalho Silva; o diretor do Centro de Ciências de São Bernardo, Jefferson Almeida Rocha; o pró-reitor de Assistência Estudantil (PROAES), professor Leonardo Soares; o diretor do Centro de Ciências de Chapadinha, professor Marcos Antônio Demondes Bonfim; e o superintendente de Tecnologia da Informação, Anilton Bezerra Maia.

Por: Aline Alencar

Fotos: Aline Alencar