Encontro Brasil-Moçambique inicia-se hoje, 26, na UFMA de São Luís

publicado: 26/09/2023 12h04, última modificação: 26/09/2023 18h44
Encontro Brasil-Moçambique acontece até sexta-feira, na UFMA, em São Luís

Tem início hoje, 26, e se estende até dia 29 de setembro de 2023, o Encontro Brasil-Moçambique: Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Pedagógica de Maputo (UP) na promoção do desenvolvimento econômico e sociocultural sustentável, no auditório central da reitoria, Câmpus São Luís. O evento é promovido pela Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros – Liesafro, da UFMA, e a Universidade Pedagógica de Moçambique – UP.

O evento tem o objetivo de dialogar sobre as conexões históricas e diaspóricas entre Brasil e Moçambique e, ao mesmo tempo, estreitar as relações institucionais entre as duas Universidades. Pesquisadores e professores de ambas as instituições vão discutir sobre o tema em várias mesas-redondas. As inscrições podem ser feitas no site do evento.

Segundo o professor Rosenverck Estrela Santos, coordenador de Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros e do evento, o Encontro Brasil-Moçambique é de suma importância para as relações internacionais entre a UFMA e os países africanos. "É mais uma de nossas ações visando ao intercâmbio com os países africanos e à formação de nossos discentes em epistemologias não eurocentradas. É um evento também que proporcionará mais parcerias entre a Liesafro-UFMA, o Ministério da Igualdade Racial, o Ministério da Educação e a Universidade Pedagógica de Moçambique."

O Encontro Brasil-Moçambique conta com o apoio do Ministério da Igualdade Racial (Mir) e dos Núcleos de Pesquisas, bem como dos Grupos de Estudos que se dedicam à temática da história e cultura africana e da educação e relações étnico-raciais.

No dia 29 de setembro, como culminância do Encontro Brasil-Moçambique, a UFMA concede ao Magnífico Reitor da Universidade Pedagógica de Maputo, o professor doutor Dr. Luís Jorge Manuel António Ferrão, o título Doutor. Honoris Causa. A solenidade ocorre a partir das 16 h, no Palácio Cristo Rei, na Praça Gonçalves Dias.

Confira a programação aqui.

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents