Notícias

Encontro aproxima universitários e estudantes do ensino médio em diálogo sobre Filosofia e sociedade

publicado: 07/07/2025 15h38, última modificação: 07/07/2025 15h46
Encontro aproxima universitários e estudantes do ensino médio em diálogo sobre Filosofia e sociedade

Na tarde do dia 24 de junho, o Centro de Ensino Maria José Aragão, localizado no bairro Cidade Operária, em São Luís, foi palco de um encontro que aproximou diferentes etapas da educação. Discentes do 2º período do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e alunos do ensino médio da escola pública participaram de uma roda de diálogo sobre a importância da Filosofia na formação humana e social.

Organizado pelas professoras Lindalva Maia Maciel, da UFMA, e Taiane Abrantes, do CE Maria José Aragão, o encontro faz parte das atividades do componente curricular Filosofia da Educação II e buscou proporcionar aos futuros pedagogos um contato direto com o ambiente escolar básico.

Segundo a coordenadora do evento, Lindalva Maciel, “a ideia foi proporcionar aos estudantes da graduação mais um momento de aprendizado no seu futuro lócus de atuação. Desejamos mostrar o chão da escola, onde acontece a prática pedagógica e onde a Filosofia tem muito a contribuir”.

Durante a atividade, os participantes discutiram temas atuais e desafiadores, como a cultura do cancelamento, adoecimento emocional, impactos das tecnologias, formação humana e o papel social da Filosofia. Para a professora Lindalva, o debate foi enriquecedor: “Foi bacana ouvir o nível desse diálogo. A Filosofia contribui para o amadurecimento teórico e metodológico dos estudantes, à medida que eles trocam experiências e vivências. Tivemos um debate intenso sobre a cultura do cancelamento e como ela tem feito mal às pessoas, especialmente, aos jovens. Refletimos sobre o que pode ser feito para proteger a saúde mental”.

A aluna do curso de Pedagogia Giselle Ferreira destacou a importância da Filosofia da Educação como elemento essencial para uma formação crítica. “A Filosofia da Educação incentiva os estudantes a refletirem sobre o porquê da escola, do ensino e da aprendizagem, questionando o sistema educacional em que estão inseridos. Isso amplia a capacidade de pensar de forma crítica e autônoma, essencial para a formação de cidadãos conscientes”.

Segundo Giselle, a participação no encontro foi também uma oportunidade de promover o diálogo e a troca de experiências. “Nós nos envolvemos ativamente na preparação e condução do encontro na escola, demonstrando nosso compromisso com a formação educacional e cultural dos estudantes. Participamos do tour pelas instalações, valorizando o projeto apresentado sobre a cultura junina, que estava belíssimo e repleto de expressões culturais significativas. Além disso, colaboramos no momento do debate sobre a cultura do cancelamento, contribuindo com reflexões críticas, promovendo o diálogo respeitoso e incentivando a escuta ativa entre os alunos da escola”, ressaltou a discente.

O CE Maria José Aragão, fundado em 1991, atende atualmente mais de 622 alunos e tem sua prática pedagógica pautada na valorização da educação, arte e cultura. A proposta do encontro foi integradora: além das discussões filosóficas, os alunos e professores participaram da Feira do Nordeste, evento tradicional da escola que celebra as Festas Juninas como expressão de identidade, festa e devoção. 

Segundo Lindalva Maciel, a relação entre a Universidade e a escola básica precisa ser constante e significativa. “A escola é um dos principais espaços de aprendizagem e atuação do pedagogo. Por isso o diálogo entre as instituições formadoras e a educação básica é fundamental para garantir uma formação humana com qualidade social”, concluiu a docente.

A ação reforça o compromisso da universidade pública com a construção de práticas educativas críticas e transformadoras, valorizando tanto o conhecimento acadêmico quanto a realidade vivida nas escolas públicas.

 

Por: Maria Clara Botentuit

Fotos: divulgação

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: