Encerra-se, nessa segunda, 16, a inscrição para a submissão de trabalhos para o 2° Maravilha - Simpósio Nacional de Artes Cênicas do Maranhão

publicado: 12/09/2024 16h37, última modificação: 13/09/2024 00h29
O evento ocorrerá entre os dias 6 e 8 de novembro na UFMA, Câmpus São Luís.
Encerra nessa segunda, 16, a inscrição para submissão de trabalhos para o 2° Maravilha - Simpósio Nacional de Artes Cênicas do Maranhão

O prazo para a submissão de trabalhos para o 2° Maravilha - Simpósio Nacional de Artes Cênicas do Maranhão, com o tema "Corpo Político e suas Insurgências", se encerra na próxima segunda-feira, 16. O evento é uma iniciativa do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e tem por finalidade promover o intercâmbio artístico e cultural entre a comunidade acadêmica, a fim de compartilhar conhecimentos artísticos em nível nacional, sobretudo, nas regiões Norte e Nordeste.

Os trabalhos submetidos devem ser apresentados obedecendo aos eixos temáticos, Corpo Político, Corpo e ancestralidade, Narrativas e memórias, assim como deverão ser preenchidas no formato de resumos. Cada autor(a) poderá apresentar até dois trabalhos. A apresentação da pesquisa é dividida nas seguintes modalidades: comunicações orais, workshops e apresentações artísticas. Leia o edital de convocação, clicando aqui.

O tema desta segunda edição do Simpósio convida os participantes para refletir as questões políticas presentes na sociedade, por meio das práticas de manifestação da arte. Girando em torno da diversidade de trabalhos que estão sendo desenvolvidos em linguagens artísticas, como a performance, o circo, o teatro e a dança, principalmente, com artistas e pesquisadores das regiões Norte e Nordeste. A professora do PPGAC e coordenadora geral do 2° Maravilha, Gisele Vasconcelos, pontua sobre a expectativa da realização do simpósio:

“Primeiramente, estamos muito felizes pela oportunidade de realizar esse evento de forma presencial. O primeiro Maravilha sofreu os impactos da pandemia, e foi todo produzido de forma remota. E, agora, temos a oportunidade de fazer o 2° Maravilha de forma presencial, contando com participação de palestrantes e convidados de todo o Brasil, principalmente do eixo Norte e Nordeste. E isso só está sendo possível graças ao apoio da Fapema, por meio do edital de apoio a eventos, que está possibilitando a realização deste, em novembro de 2024", explica Gisele.

O 2° Maravilha - Simpósio Nacional de Artes Cênicas do Maranhão ocorrerá de forma presencial, entre os dias 6 e 8 de novembro na UFMA, Câmpus São Luís. O projeto conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). Além do protagonismo dos estudantes da Universidade, desde a concepção da edição anterior, como a criação do nome, a produção e a realização do projeto.

Mais informações sobre as inscrições e submissão de propostas estão disponíveis no edital de convocatória .

Canais de comunicação do PPGAC:

Rede social: @ppgac.ufma (Instagram)

E-mail: maravilha.ppgac@ufma.br

Por: Camilla Fernanda