Notícias

Empresas Juniores da UFMA se consagram em 1° lugar no Encontro Nacional de Empresa Juniores 2023

publicado: 26/09/2023 10h17, última modificação: 26/09/2023 18h56
UFMA se consagra em 1° lugar no Encontro Nacional de Empresa Juniores 2023

Ocorreu, no último dia 14, o Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ) no Rio de Janeiro, em que empresas juniores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e de outras instituições reuniram-se para debater e participar de palestras, workshops e cases ligados ao tema central do encontro, que é realizado anualmente.

No mesmo mês, a Federação Maranhense de Empresas Juniores (Maranhão Jr), que é composta por 28 empresas, completou dez anos e recebeu o 1º lugar no ranking das 27 federações brasileiras por ter atingido todas as metas do ano. É a primeira vez que o Maranhão ganha o 1º lugar, e cerca de quarenta empresários juniores foram ao estado do Rio de Janeiro onde mais de 4 mil jovens de todo o Brasil se reuniram.

Empresas juniores como Labotur (Turismo – UFMA), EJECON (Economia – UFMA) Opus (Eng. Civil – Uema), Sacada (Arquitetura – UEMA) e Psiworks (Psicologia – Ceuma) subiram ao palco do evento representando o Maranhão por terem batido suas metas. A importância do evento para essas empresas é fomentar o empreendedorismo jovem no Brasil, além de trazer reconhecimento para o movimento de empresas juniores maranhenses e de colocar o Maranhão, os jovens maranhenses e as instituições participantes em posição de privilégio.

Para Pablo Cruz, aluno de Engenharia Civil da UFMA e presidente da Maranhão Júnior, a MAJU tem grande relevância para os alunos empreendedores que fazem parte das Empresas Juniores. “A relevância é enorme, visto que o ENEJ é o maior evento de empreendedorismo jovem do mundo, e o Maranhão ocupou o primeiro lugar, mostramos para o Brasil, parceiros, Empresários juniores e universitários que o empreendedorismo do Maranhão é muito forte, e isso, consequentemente, traz mais olhares para o movimento, para que ele cresça mais e mais e continue sempre inspirando pessoas". Além disso, Pablo também aponta a importância da MAJU: "a importância de todas as EJs foi fundamental, visto que uma ajuda a outra, em serviços, trocas de conhecimentos, terceirizações e assim os serviços ficam cada vez mais multidisciplinares. Independentemente da EJ em que o pessoal esteja, ter contato com a rede e se conectar fez a diferença", declara o presidente. 

Eduardo Moreira, presidente da Labotur, revela que a experiência de participar de um evento como o ENEJ é única, tanto por garantir aos participantes a possibilidade de criar conexões, que é uma das premissas do evento, quanto a oportunidade de receber reconhecimento nacional pelos serviços prestados pela empresa, que também bateu o faturamento anual da rede. Eduardo expressa, ainda, que a conquista representa um grande marco para a Universidade e para o estado, pois demonstra que o Maranhão pode e é capaz de tornar o Brasil um país mais empreendedor. Segundo ele, todos os congressistas que foram ao evento voltaram transformados e com mais garra para trazer o título do ano que vem. 

Saiba mais 

O Encontro Nacional de Empresas Juniores foi realizado pela primeira vez em 1993. O maior evento do Movimento Empresa Junior (MEJ) brasileiro, o ENEJ, é idealizado pela Brasil Júnior, instância de representatividade das empresas juniores em nível nacional, e ocorre anualmente com diferentes temas centrais a cada edição, que evoluem ao longo do evento.

Por: Karina Soares e Pedro Henrique

Produção: Alan Veras

Revisão: Jáder Cavalcante