Notícias
Empresa Júnior de Produção Cultural da UFMA estreia espetáculo Jardim das Margaridas
A Empresa Júnior de Produção Cultural da UFMA, Gestus, promove, nessa sexta-feira, 4, a partir das 19h30, no Teatro João do Vale, o espetáculo de Teatro de Animação Jardim das Margaridas, que retrata a presença das mulheres no campo com base na perspectiva de quem respeita a terra e a natureza.
Criado pela mestra em Artes Cênicas (PPGAC) pela UFMA Silvana Raposo Cartágenes, a peça narra o surgimento de um assentamento rural, inspirado na história de Margarida Alves, trabalhadora rural e liderança sindical assassinada em 1983. A trajetória de Margarida simboliza a luta de tantas outras mulheres que seguem acreditando no ideal de paz e dignidade humana.
Com o objetivo de ampliar o acesso à cultura, o espetáculo conta com a distribuição gratuita de 10% dos ingressos para discentes e docentes da UFMA (acesse aqui e garanta).
Jardim das Margaridas
Jardim das Margaridas é um espetáculo de Teatro de Animação que homenageia e retrata a resistência das mulheres no campo, dando voz àquelas que cultivam a terra com respeito e lutam pela dignidade humana. Inspirado na trajetória de Margarida Alves — trabalhadora rural e líder sindical brutalmente assassinada em 1983 —, o espetáculo tece uma narrativa sobre o surgimento de um assentamento rural, revelando a força coletiva das mulheres que, apesar das adversidades, seguem acreditando em um mundo mais justo. A história celebra todas as Margaridas que ainda florescem na luta pelo direito à terra e pela preservação do meio ambiente.
A peça busca sensibilizar o público para a importância da luta e resistência das mulheres no campo. Composto por recursos regionais como o Buriti, matéria-prima da composição dos bonecos, as personagens ganham vida e voz, compartilhando suas histórias de coragem e determinação.
Jardim das Margaridas foi criado por Silvana Raposo Cartágenes, egressa da UFMA e um dos maiores nomes do Teatro de Bonecos no Maranhão. Nascida em São Luís em 1965, Silvana iniciou sua carreira teatral em 1980 e, desde então, tem se destacado como atriz, bonequeira, dramaturga e diretora de teatro.
Graduada em Pedagogia pela Uniceuma (2005), possui especialização em Artes Cênicas pela Universidade Estácio de Sá (2015) e mestrado em Artes Cênicas pelo PPGAC da Universidade Federal do Maranhão. Em sua pesquisa de mestrado, aprofundou estudos sobre o teatro de bonecos e a cultura maranhense como instrumento de memória, educação e resistência.
Ao longo de sua carreira, Silvana integrou importantes grupos artísticos, como Gangorra (UFMA), Laborarte e Cia. Circense de Teatro e Bonecos. Em 2014, fundou a Cia. Reboliço de Teatro de Bonecos, consolidando sua atuação na área. Seu repertório inclui diversas montagens de destaque, tanto como atriz quanto como dramaturga e diretora.
Informações
Classificação indicativa: 12 anos
Local: Teatro João do Vale
Data: 4 de abril de 2025 (sexta-feira)
Horário: 19h30
Ingressos: Disponíveis pelo Sympla
Valores: R$ 40 (inteira) | R$ 20 (meia)
Gratuidade: 10% dos ingressos serão distribuídos gratuitamente pela Gestus Produções Culturais para alunos da Graduação em Teatro da UFMA e do Curso Técnico de Teatro do CACEM.
Para mais informações, acesse o instagram do espetáculo.
Revisão: Jáder Cavalcante