Em parceria com a UFMA, a Olimpíada Nacional de Ciências premia vencedores com visita ao Navio Ciências do Mar II

publicado: 21/06/2022 10h02, última modificação: 21/06/2022 11h20

Como parte da premiação da primeira colocação da sexta edição da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), os estudantes vencedores realizaram uma navegação marítima no navio Ciências do Mar II e uma visita ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). A premiação inédita, referente à edição de 2021, é fruto de uma parceria com a Universidade Federal do Maranhão e foi realizada nos dias 14 e 15 de junho.

Despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais é um dos objetivos da Olimpíada Nacional de Ciências, financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e organizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). A competição já identificou vários talentos pelo país, como é o caso da pequena Rachel Pinheiro Esmeraldo. Com 12 anos, a estudante de Fortaleza, no Ceará, conquistou o primeiro lugar entre os alunos do sexto e sétimo ano do ensino fundamental, e teve a oportunidade de vir pela primeira vez a São Luís. Ela relatou quanto participar da ONC foi importante para seu conhecimento.

A primeira fase sempre é mais fácil que a segunda, mas precisa de preparação. Foi muito proveitoso participar, como fiquei em primeiro lugar, o que vem depois é muito bom, por isso é bom priorizar os estudos para que momentos como esse ocorram. É muito proveitosa a visita, aprendi muito no CLA e com a Marinha sobre a navegação aqui”, disse.

Dos cinco premiados pela Olimpíada, três são do Ceará. A mãe de Raquel, Petrucia Pinheiro, que a acompanhou durante a navegação, destacou a importância da valorização da educação. “Essa sede por conhecimento me deixa muito satisfeita, é uma dádiva. Eu acho que o Ceará tem investido na educação, o nível é bom, a educação é algo muito importante no país e temos que valorizar os professores de todos os níveis. Na universidade, é gerado conhecimento e a melhoria na qualidade de vida da população, então acho que esse saber precisa sair para a população e tudo isso precisa ser bem apoiado, valorizado”, comentou.

Para Luiz Henrique de Oliveira Filho, da escola Professora Maria de Lourdes Temporal, da cidade de Cupira, interior de Pernambuco, que ficou com a maior nota da competição e o primeiro lugar nacional entre os estudantes do primeiro ano do ensino médio, a oportunidade e experiência foram enriquecedoras. “É diferente vir para cá, mesmo sendo da mesma região, a cultura é diferente, o jeito, tô gostando de conhecer, é muito enriquecedor conhecer tudo isso”, pontuou.

Estiveram também presentes os estudantes Anna Júlia Schneider, de Rio Verde no Mato Grosso, primeiro lugar entre os alunos do oitavo e nono ano do ensino fundamental; Vinícius Conrado Farias, primeiro colocado entre os discentes do segundo ano do ensino médio; e Julie Sampaio Quezado, também de Fortaleza no Ceará, primeira colocada do terceiro ano do ensino médio.

Ao todo, em 2021, foram mais de dois milhões e meio de inscritos na ONC, constituindo a segunda maior olimpíada de conhecimento do país. De acordo com Wesley Victor, um dos representantes da ONC durante a visita, essa é a única olimpíada do país que insere cinco disciplinas: Astronomia, Física, Química, Biologia e História.

Para participar, a escola, por meio de um professor representante, deve acessar o site da ONC, preencher o formulário e efetuar a inscrição dos alunos. Este ano, as inscrições estão abertas até o dia 16 de agosto. A primeira fase ocorrerá de 18 a 20 de agosto, e a segunda fase, nos dias 9 e 10 de setembro. Para mais detalhes, acesse o site da Olimpíada.

Saiba mais

A Olimpíada Nacional de Ciências é um evento técnico-científico, organizada pela Universidade Federal do Piauí e realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação (MCTI), sendo elaborada em parceria com cinco sociedades científicas: a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Associação Brasileira de Química (ABQ), o Instituto Butantã, a Sociedade Astronômica Brasileira e o Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Durante a competição, os alunos participam de duas etapas on-line: a primeira é composta por uma prova objetiva; e a segunda fase, por uma avaliação discursiva. A competição é dividida em cinco níveis, em que o primeiro contempla os estudantes do sexto e sétimo ano do ensino fundamental, o segundo para os alunos do oitavo e nono ano, e o terceiro, quarto e quinto level, consecutivamente, para as três séries do ensino médio.

Visita ao navio ciências do mar II - 15-06-2022 -

Por: Alan Veras