Notícias
Em entrevista à Universidade FM, médico fala sobre o fim dos manicômios no programa Tudo Sobre Saúde Mental
A Universidade FM recebeu novamente o psiquiatra e fundador de um dos maiores institutos na área da saúde mental do Maranhão, o doutor Ruy Palhano, para mais um episódio do programa “Tudo Sobre Saúde Mental”, que vai ao ar às terças, 9h, na 106,9MHz.
O episódio abordou um tema polêmico e complexo: o banimento dos manicômios no Brasil, fechamento determinado pelo Conselho Nacional de Justiça, com prazo máximo de desativação até o fim de 2024.
A medida é parte da Política Antimanicomial, que busca garantir um tratamento mais humanizado para pessoas que sofrem com transtornos mentais e, ainda, para os que infringiram a lei.
O programa discutiu as polêmicas decorrentes da decisão, destacando o debate sobre segurança pública. Palhano enfatizou os potenciais riscos de liberar pessoas consideradas perigosas sem o acompanhamento adequado. “Eu achei o tema absolutamente extraordinário, primeiro por ser atualíssimo. O Brasil todo discute isso intensamente em diferentes esferas, não só do ponto de vista da saúde mental propriamente dita, mas na esfera judicial, porque existem ações correndo na justiça, para impedir que essa resolução 487 entre em vigor. A previsão é que daqui a mais ou menos um mês acabem esses hospitais, o que seria uma tragédia nacional”, alertou Ruy.
O programa “Tudo Sobre Saúde Mental” tem apoio do Instituto Ruy Palhano e da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes) e vai ao ar toda terça-feira, às 9h.
Por: Theophilo Moraes - Universidade FM
Revisão: Jáder Cavalcante