Notícias
Em entrevista à Universidade FM, diretora do Procon fala sobre consumo neste fim de ano
A Universidade FM, emissora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da Fundação Sousândrade (FSADU), recebeu a advogada, mestra em Políticas Públicas, pós-graduada em Gestão Pública, diretora do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (PROCON-Maranhão), Karen Barros.
Em entrevista ao Rádio Opinião, quadro de entrevistas do Jornal Rádio Universidade, abordou diversas questões de interesse dos cidadãos e consumidores, como a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), números e demandas dos atendimentos do Procon, a nova Carteira de Identidade, material escolar, mensalidades e matrículas.
A conversa também tratou sobre alguns riscos relacionados às compras durante a Black Friday, e a possível desonestidade de alguns estabelecimentos, em relação à alteração de preços, prática que pode ser considerada propaganda enganosa.
“Bom, neste final de ano, o Procon Maranhão vem atuando em várias frentes: na informação, nas nossas redes sociais e no nosso site. Agora, estamos chegando ao período da Black Friday, então estamos informando os consumidores previamente sobre os direitos de promoção, de publicidade e depois de troca. Então, é importante ficarmos atentos sobre as promoções, as falsas promoções, ou seja, as ofertas veiculadas no período pré-Black Friday”, alertou.
Karen também comentou o lançamento da Portaria 212 de 2024, que trata das escolas particulares. “Tudo que tem a ver com essa relação de consumo, questões relacionadas a materiais, matrícula e pré-matrícula está disponível no nosso site. Está começando o período de pré-matrícula, depois, em dezembro e janeiro, os pais já estarão comprando os materiais. Mas é bom consultar a portaria e as nossas redes sociais. Estamos sempre trazendo informações, justamente para evitar problemas, para que o consumidor saiba dos seus direitos”, disse, Karen.
Ela também chamou atenção para o período de Natal. “Como sempre, lançamos campanhas em períodos festivos para guiar o consumidor sobre como economizar, para evitar problemas. Temos tido bastante sucesso. O consumidor maranhense é, hoje, empoderado de informação, sabe dos próprios direitos, e essa é justamente a intenção do Procon: informar o consumidor, garantir acesso a informações sobre o Código de Defesa do Consumidor, para justamente apaziguar as relações de consumo”, disse.
O Rádio Opinião, com Karen Barros, vai ao ar no dia 18 de novembro, segunda-feira, às 07h45, na 106.
Por: Theophilo Moraes - Universidade FM
Revisão: Jáder Cavalcante