Notícias
Em cerimônia especial on-line, 101 estudantes do CCH e do CCBS colam grau em transmissão pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube
Totalmente pela internet, ocorreu, na noite de sexta-feira, 23, a cerimônia de colação de grau dos cursos de graduação do Centro de Ciências Humanas (CCH) e do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Federal do Maranhão, referente ao segundo semestre de 2020, com transmissão pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube. Ao todo, foram 101 alunos que receberam a outorga de grau, relativa aos cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Geografia, História, Letras, Letras-Libras, Música, Nutrição, Oceanografia, Odontologia, Psicologia e Teatro.
A paraninfa oficial da cerimônia e professora do curso de Psicologia, Catarina Malcher Teixeira, em seu discurso, comentou os desafios que a vida traz, do orgulho da trajetória de cada um e parabenizou pela força de vontade em terem persistido em continuar, mesmo com as dificuldades. “Apesar de várias barreiras, vocês conseguiram e aqui estão, cada um de sua maneira e com sua história, podem se orgulhar da conclusão dessa etapa. A nossa Universidade é e continuará lutando para que seja para pessoas negras, indígenas, quilombolas, LGBTQIA+ e aos trabalhadores e trabalhadoras, pois a nossa Universidade é feita para todos”, declarou.
Emocionada e representando os formandos presentes, Luli dos Santos Araújo, estudante do curso de Ciências Biológicas, destacou em seu discurso os seus agradecimentos a todos e os desafios que a pandemia apresentou. “Acredito que cada um de nós aprendeu a dar valor às pessoas com quem nos relacionamos, seja familiares, amigos ou conhecidos, e também da vida. Sei que não foi fácil e ainda não está sendo, mas acredito que sairemos melhores e mais fortes de tudo isso que está acontecendo. Segurem firme nas possibilidades e se projetem para além do medo, apeguem-se à esperança”, expressou.
O reitor Natalino Salgado Filho agradeceu a presença de todos e destacou que agora chegou o momento de os formandos colherem os frutos que começaram a maturar anos atrás, quando ingressaram no ensino superior. “As universidades públicas serão sempre um espaço aberto para o debate e para resistência, sempre na luta por mais investimentos na área da educação e na ciência. Cada vez mais fica provado que, sem investimento na ciência e sem o conhecimento da pesquisa, não teríamos chegado até a vacina e estaríamos numa situação bem pior se não houvesse essa cooperação de nível internacional”, finalizou.
Assista à cerimônia completa:
Por: Hugo Oliveira
Produção: Laís Gomes
Revisão: Jáder Cavalcante