Notícias
Em alusão ao Setembro Azul, Diretoria de Acessibilidade da UFMA lança campanha "Lugar de Surdos é na UFMA"
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por intermédio da Diretoria de Acessibilidade (Daces), realizou, nessa segunda-feira, 2, a abertura da campanha em comemoração ao Setembro Azul, mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira. Com o tema "Lugar de surdo é na UFMA", o evento ocorreu no Hall do Prédio Castelo Branco, Câmpus Bacanga, e contou com estudantes da comunidade surda da UFMA e integrantes da Daces.
A campanha tem por objetivo informar e sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância do mês de setembro para a comunidade surda brasileira, como destaca o diretor de acessibilidade da UFMA, Cedric Nakasu.
“Um dos objetivos da campanha é favorecer a troca com a comunidade dos estudantes do ensino básico e que possa ter aproximação com alunos surdos, e que eles possam ver que o lugar deles é na UFMA, que eles têm a possibilidade e a capacidade de contar com uma universidade inclusiva, acessível, que vai proporcionar intérpretes de libras, conteúdos pedagógicos, que eles estão sendo preparados para o mercado de trabalho. Acima de tudo, o objetivo da campanha é criar espaços em que possamos falar para além da sala de aula e possamos discutir sobre a acessibilidade em vários ambientes, discutir sobre o lugar do aluno surdo e também discutir sobre a transversalidade, intersetorialidade nesse processo de acessibilidade, da inclusão não só como questão teórica de um direito social”, frisa.
O evento de abertura contou com uma apresentação sobre os próximos encontros do mês de setembro, uma apresentação de Cedric Nakasu e da tradutora e intérprete de Libras da Daces Roselane Martins, sobre a importância da comunidade surda ter seu lugar garantido dentro da instituição.
A abertura também contou com uma apresentação lúdica das estudantes do curso de pedagogia Maria Clara e Yasmim Almeida, do conto “Os três porquinhos” e a apresentação de um texto da estudante surda de Teatro, Thag Santos, relatando a experiência de uma infância como pessoa surda.
A campanha do Setembro Azul terá uma importância de conscientização além de apenas mostrar as conquistas da acessibilidade dentro da Universidade, também destacando o que ainda se pode fazer para evoluir nessa caminhada pela inclusão da comunidade surda na UFMA, como comenta Roselane Martins.
“O mês de setembro tem uma grande representatividade para a comunidade surda, com a comemoração de três datas importantes: o dia do surdo, o dia da língua de sinais e o dia do tradutor intérprete, por isso a UFMA organizou a campanha "Lugar de surdo é na UFMA", que vai durar o mês inteiro, com várias atividades com a academia, com oficinas e encontros com surdos da comunidade surda da Universidade, para trazer visibilidade para essa luta por espaço. Será um mês para celebrar as conquistas que já conseguimos e elencar as próximas lutas para as gerações seguintes na Universidade”, salienta.
Setembro Azul
A Campanha Setembro Azul marca o mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira, sendo um período dedicado à promoção da luta por acessibilidade e à celebração das conquistas obtidas ao longo de anos de defesa dos direitos das pessoas surdas.
Durante o mês de setembro, várias datas significativas são celebradas pela comunidade surda. Uma dessas datas é o dia 23, quando é comemorado o Dia Internacional da Língua de Sinais, em homenagem à criação da Federação Mundial dos Surdos, fundada em 1951. Em seguida, no dia 26, é celebrado o Dia Nacional do Surdo, decretado oficialmente no país em 2008, por meio do Decreto de Lei Nº 11.796. Na semana seguinte a esta data, é comemorado o Dia Internacional do Surdo, no dia 30, e, na mesma data, o Dia Internacional do Tradutor Intérprete de Línguas de Sinais.
Na UFMA, o mês é celebrado por meio de trabalhos realizados pela Diretoria de Acessibilidade, com o objetivo de incluir toda a comunidade acadêmica em uma troca mútua de conhecimento acerca da importância dos direitos garantidos à comunidade surda, e este ano contará com várias ações por meio da campanha “Lugar de Surdos é na UFMA”.
Programação
Abertura da Campanha “Lugar de Surdos é na UFMA” – Dia 02/09
Horário: 14h.
Hall do Prédio Castelo Branco, Câmpus Bacanga
Visita de alunos surdos da Educação Básica – Dia 11/09
Horário: 14h.
Auditório Central da Reitoria, Prédio Castelo Branco. Câmpus Bacanga
Oficina aberta de Libras (aberta à comunidade acadêmica) – Dia 17/09
Horário: das 8h às 12h, das 14h às 18h.
Miniauditório Edmar Barros, CCSO.Câmpus Bacanga.
Conscientização sobre os atendimentos em Libras – Dia 26/09
Horário: 11h30 às 14h.
Restaurantes Universitários do Câmpus Bacanga e Fábrica Santa Amélia
Por: Pedro Corrêa
Fotos: Pedro Corrêa
Revisão: Jáder Cavalcante