Notícias
Egressos do Câmpus São Luís são aprovados em programas de pós-graduação da Unicamp e do Ifma
Os egressos do curso de Engenharia Mecânica Wanderson Vinícius de Oliveira Monteiro, de 24 anos, e Mateus Felipe Benicio Moraes, de 23 anos, foram aprovados, respectivamente, no seletivo do Mestrado da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e no Mestrado em Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), Câmpus Monte Castelo. Além deles, Lucas Cléopas Costa da Silva, de 23 anos, egresso do curso de Engenharia da Computação da UFMA, foi aprovado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do Instituto de Computação (IC) da Unicamp.
A fim de continuar com os estudos lecionados na graduação de Engenharia Mecânica da UFMA, Wanderson Monteiro contou que se empenhou em buscar uma universidade que oferecesse um programa de pós-graduação na mesma área de sua própria pesquisa. Segundo detalhou, foram três meses de processo seletivo, desde a análise curricular até as entrevistas, que garantiram sua aprovação no mestrado da Unicamp. “Ser aprovado no processo seletivo de uma das maiores universidades da América Latina é, sobretudo, a realização de um sonho que abrirá portas para conhecer novas pessoas e oportunidades”, comentou.
O curso proporcionou para Monteiro uma base sólida de conhecimentos, desafios e alegrias, oportunizadas pelo corpo docente, que sempre incentivou no seu desenvolvimento como aluno. “Foi uma experiência muito gratificante, pois todos os professores estão sempre à disposição para nos ajudar, quando surge alguma dúvida ou demanda. Foram anos de muita dedicação e de muito empenho para absorver o conhecimento de um volume muito alto de disciplinas, projetos de extensão e pesquisas científicas, durante a graduação”, admitiu. A escolha de fazer mestrado na Unicamp é reflexo do incentivo que ele recebeu de docentes. “Aos futuros formandos da UFMA, fica de inspiração esse outro passo, pois, com isso, poderão competir para qualquer vaga no país, seja para uma vaga de pós-graduação, emprego no setor privado ou concurso público”, aconselhou.
O percurso de Mateus Moraes, aprovado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGMec) do Ifma, não foi diferente desde o Bacharelado em Engenharia Mecânica da UFMA. “A minha passagem na graduação foi ótima, tendo em vista que tive uma boa relação com meus colegas. Aliás, os professores foram excelentes a ponto de conseguir ministrar os conteúdos dos componentes curriculares sem nenhuma dificuldade”, elogiou. Ele acredita que a aprovação no PPGMec será um marco para sua carreira como futuro professor e pesquisador na área. “Aliás, a minha participação em projetos de pesquisa e diversas conversas que tive com os docentes do curso, acabaram me direcionando a esse novo caminho. Isso, sem dúvida, servirá de estímulo para que outros universitários sigam por essa mesma jornada”, completou.
Tal feito, nas palavras do coordenador do curso de Engenharia Mecânica da UFMA, Glauber Cruz, é de uma grande alegria, pois é imensurável ver os “bons frutos” espalhados pelo mundo, certificando-se de que a Universidade tem cumprido, de forma exemplar, seu dever de formadora de recursos humanos para a sociedade maranhense e brasileira. “Reafirmo o relevante papel e compromisso do corpo docente do curso de Engenharia Mecânica na formação sólida dos futuros engenheiros mecânicos por aqui formados, mostrando-lhes que, em um mundo altamente globalizado, uma ampla formação técnica, científica, tecnológica e inovadora precisa caminhar sempre alinhada. Portanto, acredito piamente que o nosso corpo docente tem plena convicção disso”, destacou.
Segundo Lucas Cléopas, egresso do curso de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Maranhão, aprovado no Mestrado em Ciência da Computação da Unicamp, o fato de ter sido selecionado em um dos melhores programas de mestrado da área, com nota 7 na avaliação da Capes, é resultado de todo o seu esforço dedicado à UFMA. “Isso revela a qualidade dos cursos BICT e Engenharia da Computação da Universidade, principalmente, em termos de infraestrutura, pesquisa e ensino na área da computação. Portanto, isso não seria possível sem todo o conhecimento obtido por mim, durante a minha jornada acadêmica na Instituição”, valorizou, citando o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia.
A decisão de fazer o mestrado no Instituto de Computação, conforme esclareceu, ocorreu pelo fato do processo seletivo da Unicamp ter ocorrido mais cedo do que os demais. “Por meio do constante contato que tive com o professor Paulo Rogério de Almeida Ribeiro, minha inspiração, apaixonei-me pela área da computação. Ele, e outros docentes do Bacharelado em Engenharia da Computação, incentivaram-me, desde cedo, a continuar produzindo ciência, mesmo depois de formado. Durante toda essa jornada, fui muito feliz com os amigos que ganhei e muito bem acolhido na graduação. Neste sentido, considero a UFMA minha segunda casa”, contou, com empolgação.
Para Paulo Ribeiro, a aprovação de Lucas demonstra que as graduações do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e da Engenharia da Computação, assim como outros cursos da Universidade, estão formando excelentes alunos que são aprovados em vários programas de pós-graduação fora do Maranhão e do país. “Conheço o discente desde o primeiro período do BICT – primeiro ciclo da Engenharia da Computação – quando foi meu aluno. Um tempo depois, procurou-me para ingressar no meu grupo de pesquisa e, posteriormente, foi meu orientando do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. O curso é um dos mais bem avaliados do país. Vários dos nossos alunos e egressos trabalham em empresas nacionais e internacionais, e outros têm seguido carreira acadêmica. Isso, de fato, comprova a excelência do curso”, relatou.
Saiba mais
Entre os principais objetivos dos cursos de Mestrado e Doutorado em Engenharia Mecânica da FEM, encontra-se a formação de recursos humanos em ensino e pesquisa, que incentiva a capacidade de inclusão social na sociedade, contribuindo, assim, para a inserção crescente do país no ambiente globalizado da inovação e desenvolvimento tecnológico. O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica do Ifma visa promover o desenvolvimento profissional acadêmico, científico e tecnológico, ampliando a possibilidade de formação de recursos humanos que auxiliem para o aquecimento de possíveis problemas regionais.
Já o Programa de Pós-Graduação do IC, foi iniciado em 1977, com o curso de Mestrado em Ciência da Computação, na mesma época da implantação do respectivo Doutorado. O programa é formado por professores que atuam em diversas linhas de pesquisa, com papel de destaque no desenvolvimento da ciência da computação no país. Alunos e docentes do programa já receberam diversas distinções e prêmios que revelam a excelência da formação dos resultados de pesquisa obtidos ao longo dos anos.
Por: Lucas Araújo
Produção: Bruna Castro
Revisão: Jáder Cavalcante