Egressa em Ciências Naturais pelo Câmpus de Grajaú conclui doutorado em Matemática na Universidade de São Paulo

publicado: 04/05/2022 12h44, última modificação: 05/05/2022 12h32

Quando criança, Ana Kelly de Oliveira sempre sonhou em ser cientista. Ela assistia a filmes e, ao ver as personagens envolvidas com a ciência, imaginava-se um dia nesse lugar. Agora, a grajauense e egressa de Ciências Naturais do Câmpus de Grajaú se tornou doutora ao defender sua tese denominada “Homologia de contato cilíndrica para fluxos de reeb fracamente convexos”, da Universidade de São Paulo (USP). “Até agora, a ficha ainda não caiu. É uma felicidade muito grande para mim”, afirmou, em êxtase.

Sua pesquisa se enquadra na área de “Dinâmica conservativa e geometria simplética” do Programa de Pós-Graduação em Matemática do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. Ana Kelly se graduou no Câmpus de Grajaú em 2014. No mesmo ano, ela conseguiu aprovação para cursar o Mestrado em Matemática no IME da USP, sendo a primeira aluna desse câmpus a fazer pós-graduação no IME. Por conta de sua pesquisa de graduação, em 2015, conquistou o “Prêmio Mérito Estudantil” da UFMA junto com seu orientador, o professor Arlane Manoel Silva Vieira.

Saiba mais

O Instituto de Matemática e Estatística da USP  foi fundado em 15 de janeiro de 1970 e formado inicialmente por docentes de Matemática, Estatística e Ciência da Computação de várias unidades da universidade. Na ocasião, o IME foi inaugurado apenas com um bloco, o “A”, em que funcionavam salas do setor administrativo, de professores, da biblioteca e de serviços de apoio. As aulas eram ministradas em salas emprestadas no prédio da reitoria da universidade.

Atualmente, o IME-USP é considerado referência em todas as suas áreas de atuação e conta, em suas instalações, com cinco prédios no total (Blocos A, B e C, CCSL e Numec), destinados à administração, docência e pesquisa. Em 15 de janeiro de 2020, foi comemorado o “Jubileu de Ouro” do Instituto, pela história de sucesso ao longo de 50 anos de atuação.

Para saber mais, acesse o site do IME

Por: Kaio Lima

Produção: Marcos Paulo Albuquerque