Notícias
Egressa do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFMA de Imperatriz é finalista no concurso de teses da ANPOCS
O Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Câmpus Imperatriz, comemora a classificação da egressa, a mestra Luziane Ponciano Gama, no Concurso Brasileiro de Teses e Dissertações em Ciências Sociais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - (ANPOCS) 2024. A dissertação, fruto da pesquisa orientada pelo professor Clodomir Cordeiro de Matos Júnior, destaca-se entre os trabalhos de excelência acadêmica na área das Ciências Sociais.
A dissertação intitulada “Em casa foi pior: experiências e narrativas de mulheres vítimas de violência durante a Pandemia de Covid-19 em Imperatriz – MA” analisa as vivências de mulheres que sofreram violência doméstica durante o isolamento social imposto pela pandemia de covid-19. A pesquisa, desenvolvida por meio de entrevistas em profundidade com mulheres indicadas pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), traz uma análise crítica sobre como o contexto pandêmico exacerbou as violências e as desigualdades sociais, destacando a dificuldade de acesso a saídas institucionais e a importância de políticas públicas interseccionais.
Para a mestra Luziane Ponciano, a pesquisa demonstra os efeitos dos marcadores sociais nas experiências de mulheres em um momento em que a rotina sofre uma modificação abrupta. “A pesquisa tem o potencial de ampliar a compreensão da comunidade científica, com base na perspectiva das mulheres vítimas de violência sobre suas vivências, bem como a atuação das instituições e seu alcance, o que pode subsidiar políticas públicas voltadas ao enfrentamento desse fenômeno social, permitindo respostas estatais mais condizentes com as demandas das mulheres em condição de violência, alternativas advindas de sua agência e que considerem suas diversidades”, explica.
O concurso da ANPOCS é uma premiação anual que visa promover e difundir a produção científica no campo das Ciências Sociais. Organizado em três etapas, o processo de avaliação inclui a indicação e o encaminhamento das teses e dissertações pelas instituições de ensino, seguido pela análise por pareceristas especializados e, finalmente, a avaliação dos trabalhos finalistas por um júri. A divulgação dos resultados será em 18 de outubro de 2024, durante o 48º Encontro Anual da ANPOCS.
De acordo com Luziane, a classificação em um concurso tão competitivo dá visibilidade e reconhecimento à pesquisa e à pesquisadora, mas também ao Programa de Pós Graduação em Sociologia, destacando a importância do processo de expansão universitária. “No momento, estamos produzindo artigos subsidiados pelos dados coletados e resultados obtidos, e com viés mais interventivo contribuindo em projetos de extensão universitária para promoção da igualdade de gênero na sociedade”, finaliza.
A Universidade Federal do Maranhão parabeniza Luziane Ponciano Gama por sua classificação no concurso. O trabalho premiado estará disponível para consulta no repositório da UFMA, oferecendo contribuições para o debate sobre violência de gênero e políticas públicas no Brasil.
Por: Janayna Sousa/ UFMA Imperatriz
Revisão: Jáder Cavalcante