Egressa do curso de Comunicação Social é finalista no prêmio na CNBB

publicado: 03/08/2021 00h00, última modificação: 18/08/2021 15h01
Egressa do curso de Comunicação Social é finalista no prêmio na CNBB.jpg

Com o título "Catolicismo midiático, juventude e testemunho: uma análise do Programa PHN da TV Canção Nova", a estudante Virginía Diniz, egressa do curso de Comunicação Social da UFMA é uma das três finalistas, na categoria Papa Francisco, do  Prêmio de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), edição 53, 2020-2021. O trabalho é resultado de pesquisas que a autora desenvolve desde 2009, com o TCC apresentado à UFMA e cujos desdobramentos seguiram no Grupo de Pesquisa em Audiovisual na Convergência (G-PEAC), até o mestrado. A lista dos finalistas foi divulgada no dia 24 de julho.

A categoria Papa Francisco, criada em 2019, contempla trabalhos de pesquisadores católicos, dissertações e teses. O trabalho de Virgínia Diniz, que concorre com a dissertação defendida no ano de 2018, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, na Universidade Federal de Santa Maria, está sob a orientação da professora Viviane Borelli.

Membro do movimento Renovação Carismática Católica (RCC), ex-integrante da Comissão Nacional de Comunicação da RCC Brasil (2016-2021) e atualmente responsável pela Comunicação no Centro de Estudos Renovação no Espírito (CERNE), instituição de estudos teológicos sobre Pneumatologia, Virginia foi convidada, em 2020, a colaborar com o site Mídia, Religião e Sociedade e atualmente é doutoranda na Unisinos, onde possui um projeto de tese sobre Midiatização do Catolicismo em períodos de distanciamento social, em virtude da COVID-19 no Regional NE V, da CNBB.

"Sinto-me feliz em estar entre os finalistas de um prêmio tão importante para a Comunicação na Igreja do Brasil e da América Latina. Significa muito mais do que um título ou uma premiação simplesmente, mas alimenta nossa vontade de colaborar com a ciência e o bem comum através do nosso empenho intelectual e de nossa fé. Divido a honra de estar entre as finalistas, junto com a amiga Andreia Gripp e com o pesquisador Marco Tulio, responsável pelo site Mídia, Sociedade e Religião, que concorre com sua tese onde estudou a Midiatização entre os peregrinos no Caminho de São Tiago de Compostela", afirmou Virgínia Diniz.

O resultado final sai entre agosto e outubro, e as premiações serão feitas nas Dioceses dos respetivos vencedores.

Por: DCom