Egressa do Câmpus de Grajaú tem estudo publicado em revista da Universidade Federal da Bahia

publicado: 15/01/2021 18h54, última modificação: 15/01/2021 20h17

GRAJAÚ – A egressa Cleiane Dias Lima, do curso de Licenciatura em Ciências Naturais – Química do Câmpus de Grajaú, teve artigo publicado na Revista Cadernos de Prospecção, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O estudo é intitulado “Schistosoma mansoni no Maranhão entre 1997 e 2019: uma prospecção tecnológica e científica”, tendo por objetivo realizar um estudo sobre a esquistossomose no Estado do Maranhão.

O paper publicado faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da pesquisadora, que é integrante do Grupo de Pesquisa em Ciências Naturais e Biotecnologia (Cienatec). O trabalho faz uma busca no banco de dados de patentes e artigos para analisar os estudos que já haviam sido publicado sobre a parasitose. Para que o estudo pudesse ser concluído, foi feita avaliação da atividade anti-helmíntica de extratos de Montrichardia Linifera contra Schistosoma Mansoni.

Para Cleiane Lima, a sensação de ter o trabalho publicado na revista pela primeira vez é muito enriquecedor. “Esse foi o meu primeiro artigo publicado de muitos que virão. Para mim, é uma sensação maravilhosa, porque é por meio da publicação que o conteúdo da minha pesquisa será compartilhado e difundido no meio científico, agregando valor e relevância ao meu currículo e à minha carreira acadêmica”, comentou.

A coordenadora do Cienatec, Ionara Passos, acrescentou que presenciar mais uma conquista da aluna é muito gratificante: “As mulheres ganham cada vez mais espaço na ciência, na pesquisa. Para mim, como coordenadora do grupo, foi magnífico receber essa notícia de que o paper seria publicado, assim, o curso de Ciências Naturais, bem como o grupo Cienatec, vem gerando bons frutos, e, para nós, docentes, é maravilhoso vê-los pegarem seus próprios voos”.

Saiba mais

O trabalho publicado contou com a participação também de alunos e integrantes do Cienatec, como Dallyla Souza Andrade, Gleidiany da Costa Moreira, Clanecy Alves Soares Lima, Ângelo Afonso Ferreira Souza, Raimundo Leilton Santos Souza, Antonia de Souza Leal e Nayra da Costa Silva Rêgo, além da orientação do professor do curso de Ciências Naturais Jefferson Almeida Rocha.

Por: Hugo Oliveira

Produção: Sansão Hortegal