Egressa da Universidade Federal do Maranhão e diplomata realiza a palestra para incentivar a carreira diplomática

publicado: 06/06/2023 12h45, última modificação: 06/06/2023 23h50

Na manhã de ontem, 6, ocorreu a palestra intitulada “Convite à carreira diplomática”, realizada pela diplomata maranhense Dandara Miranda Teixeira de Lima, no Miniauditório 109 da Asa Sul no Centro Pedagógico Paulo Freire. O objetivo foi promover mais diversidade à carreira de diplomata, para contornar a sub-representação de mulheres, negros e indígenas.

Dandara Miranda é graduada em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, mestra pelo Programa de Pós-Graduação de Direitos e Instituições do Sistema de Justiça (PPGDir), e, após quatro anos estudando, conseguiu ser aprovada no Concurso de Admissão à Carreira Diplomática em 2022 e, hoje, cursa o Instituto Rio Branco, academia diplomática do Ministério de Relações Exteriores (MRE).

A egressa do PPGDir contou que a finalidade da palestra foi explicar como funciona o MRE do Brasil, também conhecido como Itamaraty, quais são as funções do diplomata e quais são as etapas do Concurso de Admissão à Carreira Diplomática. “Muitas pessoas pensam que é necessário ter graduação em Relação internacionais ou em Direito, mas, na verdade, pode ser em qualquer curso de ensino superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC)”, explicou.

“Eu acredito que é muito legal poder voltar para casa e os estudantes olharem que uma conterrânea passou, porque geralmente o concurso é visto como uma prova muito difícil e que ser aprovado é uma coisa muito distante do Maranhão. De acordo com o levantamento que a minha turma realizou, nos últimos dez anos, só passaram três pessoas do estado, por isso a importância da campanha ‘Convide a carreira diplomática’ que o Instituto Rio Branco, vinculado ao Itamaraty está realizando”, completou.

Os eventos estão sendo realizados em diferentes estados brasileiros, em parceria com instituições de ensino e organizações locais. A iniciativa já contemplou estados como Amapá, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Por: Layane Garcêz

Fotos: Karla Costa