Egressa da UFMA e diplomata, Dandara Teixeira, ministrará palestra no dia 5 de junho com o tema “Convite à carreira diplomática”

publicado: 30/05/2023 09h43, última modificação: 31/05/2023 09h44

Com foco em promover a diversidade dentro da carreira de diplomata, a egressa da UFMA, graduada em Direito e mestra pelo Programa de Pós-Graduação de Direitos e Instituições do Sistema de Justiça (PPGDir), Dandara Miranda Teixeira de Lima, ministrará palestra na próxima segunda-feira, 5 de junho, a partir das 9h30. O evento, que ocorrerá no Miniauditório 109 da Asa Sul do Centro Pedagógico Paulo Freire, é uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores. O objetivo do encontro será de fomentar o interesse dos estudantes universitários sobre a área, considerando vivências profissionais, possibilidades e oportunidades futuras.

Sabendo da importância do encontro, no sentido de agregar conhecimento aos jovens, a Diretoria de Comunicação (DCom) da UFMA entrevistou a palestrante.

DCom: Fale um pouco mais sobre você:

Dandara Teixeira: Meu nome é Dandara, tenho 29 anos e nasci em São Luís. Graduei-me em Direito na Universidade Federal do Maranhão e me tornei mestra pelo Programa de Instituições do Sistema de Justiça, também pela UFMA. Após alguns anos de estudo, fui aprovada no Concurso de Admissão à Carreira Diplomática em 2022 e, hoje, curso o Instituto Rio Branco, academia diplomática do Ministério de Relações Exteriores.

DCom: Fale sobre o circuito de palestras que você está ministrando. De quem é a iniciativa?

Dandara Teixeira: Esse circuito de palestras faz parte de uma campanha de divulgação da carreira diplomática a estudantes universitários e de ensino médio de todas as regiões do país. Trata-se de uma iniciativa do Instituto Rio Branco, que é o órgão do Ministério de Relações Exteriores responsável pelo recrutamento e aperfeiçoamento do corpo diplomático brasileiro.

Os eventos estão sendo realizados em diferentes estados brasileiros, em parceria com instituições de ensino e organizações locais. A iniciativa já contemplou estados como Amapá, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Eu sou mais uma diplomata contribuindo para a campanha e vou ministrar palestras em instituições de ensino do Piauí e do Maranhão, de 1ª a 07/06/2023. Para mim, será um imenso prazer realizar essa campanha no estado em que nasci, concluí minha formação profissional e realizei toda a preparação para o concurso.

DCom: Qual a importância do evento?

Dandara Teixeira: O evento é muito importante para apresentar a diplomacia como opção de carreira profissional para jovens estudantes e ampliar seus conhecimentos sobre a relevância social do Itamaraty, da política externa e dos diplomatas para a promoção do Brasil no exterior. Entre os enfoques do projeto, também está a promoção da diversidade racial, regional e de gênero, além da inclusão na carreira diplomática, para que o Ministério de Relações Exteriores seja cada vez mais a cara do nosso país. Eu, sendo maranhense, estou institucional e pessoalmente comprometida com esse projeto.

DCom: Como isso reflete nos jovens interessados na carreira de diplomata?

Dandara Teixeira: Para os jovens interessados na profissão, a palestra será uma oportunidade para que questionamentos sobre a carreira sejam esclarecidos.  Ademais, considero muito importante o contato direto com alguém que já ingressou na carreira, sobretudo, nascido no mesmo estado ou cidade. A representatividade é um grande incentivo e, muitas vezes, faz o sonho da aprovação, aparentemente distante, ganhar contornos de realidade. O que eu quero é que esses jovens se identifiquem comigo, que vejam que esse é um caminho possível.

Como recado final, gostaria de convidar a todos para a palestra que será realizada na Universidade Federal do Maranhão, no dia 05/06, a partir das 9h30. Será uma honra compartilhar esse momento com vocês!

Por: Júlio César

Produção: Alan Veras