Notícias

Educação ambiental: projeto de extensão da UFMA produz almanaque sobre manguezal

publicado: 04/07/2025 12h08, última modificação: 09/07/2025 09h36
Educação ambiental: projeto de extensão da UFMA produz almanaque sobre manguezal

Elaborado pela equipe do Laboratório de Estudos Botânicos (LEB) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o “Almanaque de atividades: nem só de lixo vive o manguezal” é um produto do projeto de extensão “Nem só de lixo vive o manguezal: múltiplos olhares sobre o papel ambiental, educacional, econômico e social desse ecossistema para a comunidade de Raposa, MA”, que promove ações de educação ambiental que mostram para a comunidade do município de Raposa, no Maranhão, como o ecossistema manguezal é parte fundamental no processo de valorização da comunidade e de identidade local.

“No município de Raposa, Maranhão, desenvolvemos ações educativas em diferentes escolas abrangendo diversos conteúdos sobre o manguezal, incluindo aspectos históricos, culturais, ecológicos, econômicos e sociais. O enfoque principal está na botânica, apresentando as espécies de mangue presentes na região, as características que ajudam na identificação e diferenciação das plantas, além de entender suas estratégias de adaptação ao ecossistema para garantir sua sobrevivência”, esclarece o coordenador do LEB, Eduardo Bezerra de Almeida Jr.

Com uma proposta educativa e divertida, indicada para o público em geral, mas em especial para o público infantojuvenil, o Almanaque de Atividades traz informações sobre o que é o manguezal, sua importância, suas principais características, os principais representantes da fauna e da flora, dando ênfase às principais plantas de mangue, as atividades humanas que ameaçam esse ecossistema e o período de defeso.

Para Ana Carolina Almeida Aleixo-Jesus, integrante do Laboratório e uma das autoras do Almanaque, a obra “assume um papel importante para contribuir com a educação ambiental não apenas para a comunidade da Raposa, mas também como instrumento pedagógico que pode ser replicado em diferentes contextos socioambientais do Maranhão e até do país. O almanaque apresenta uma abordagem inovadora, lúdica e acessível sobre o ecossistema manguezal, permitindo que crianças, adolescentes e o público em geral compreendam a importância desse ambiente de forma leve, mas cientificamente embasada”.

Nesse contexto, Ana Carolina destaca a importância da extensão: “Pensar em educação ambiental, a partir de ações de extensão universitária, é mais uma maneira de popularização da ciência, de fortalecimento do vínculo entre comunidades e os ecossistemas, trazendo e sentimento de pertencimento da população em relação aos cuidados com o meio ambiente, podendo, inclusive, inspirar ações semelhantes em outras localidades do Brasil”.

Por reunir informações sobre a flora e a fauna do manguezal, bem como alguns aspectos ecológicos, culturais, históricos, sociais e econômicos, o Almanaque contribui para ampliar a percepção da população sobre a necessidade de proteção das zonas costeiras, sobre a reprodução de espécies marinhas e o sustento de comunidades tradicionais, além de sensibilizar e possibilitar a formação de consciência crítica ambiental em uma escala mais ampla.

As ações do projeto de extensão, que culminaram com a publicação, ocorreram em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) do município de Raposa.

Almanaque de atividades: nem só de lixo vive o manguezal

Lançado em 2024, com o objetivo de sensibilizar e educar sobre a importância do ecossistema manguezal, o Almanaque traz histórias em quadrinhos que narram, com o auxílio do “Propaguinho” (personagem que foi inspirado no Propágulo, uma estrutura germinativa, que carrega as sementes do Mangue-vermelho), as aventuras, curiosidades e problemáticas desse ambiente único.

Ao longo da obra, é possível encontrar diversas atividades para exercitar o raciocínio, a criatividade e a recreação por meio de histórias em quadrinhos, exercícios, desenhos para pintar, palavras cruzadas, caça palavras, jogo da memória e jogo de tabuleiro.

O Almanaque, lançado em 2024, está disponível gratuitamente no site da EDUFMA, para que mais estudantes e professores possam ter acesso para utilizar, aplicar e aprender com esse material. Clique aqui para baixar.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: arquivo pessoal

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: