publicado: 16/09/2022 17h59, última modificação: 16/09/2022 21h24
Editor chefe do Brazilian Dental Science divulga as ações do periódico em visita na sede do PPGO.jpg

O professor titular da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e editor chefe do periódico científico Brazilian Dental Science (BDS), Sérgio Eduardo de Paiva Gonçalves, visitou a sede do Programa de Pós-Graduação em Odontologia no dia 14, a convite da professora Leily Firoozmand, e aproveitou a atividade para divulgar as ações desse canal de divulgação científica.

O BDS é uma publicação científica internacional e contínua, vinculada ao Instituto de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos, UNESP. O periódico recebe manuscritos com temáticas odontológicas em língua inglesa e é indexado em diversas bases de dados e diretórios, como a Scopus, Google Scholar, Lilacs, BBO, entre outros. O periódico tem por objetivo promover a divulgação e o intercâmbio de informações científicas de alta qualidade entre a academia, a prática clínica, a indústria odontológica nacional e internacional, por meio de pesquisa básica e aplicada.

O professor também preside o Grupo Brasileiro de Professores de Dentística (GBPD), um grupo formado por docentes, pesquisadores, pós-graduandos e clínicos interessados em discutir os avanços técnicos e científicos da Dentística, de forma integral com outras especialidades, visando a uma Odontologia de excelência. Sérgio enfatizou que a Dentística atual se encontra em consonância com as evidências científicas e os princípios da mínima intervenção. "Os avanços têm sido observados no conhecimento do substrato dental hígido e alterado em termos de nanoestrutura, na dinâmica e no controle dos processos cariosos e erosivos, e no desenvolvimento de biomateriais", explicou.

A reunião com a coordenação e os docentes do PPGO possibilitou o planejamento de iniciativas de parceiras futuras entre as instituições no desenvolvimento de projetos de pesquisa, participação em eventos e disciplinas conjuntas. A professora Leily destacou que é fundamental que haja a interação entre instituições para a evolução técnico-científica da Odontologia no âmbito nacional e internacional.

Saiba +

A Dentística é uma das áreas da Odontologia que visam ao restabelecimento não só da estrutura dental, das funções dos dentes, mas também da aparência. Essa especialidade e as principais atribuições são o clareamento e a restauração dental.

Por: Juan Terra

Produção: Bruna Castro