Notícias

Edital “Catalisa ICT” apoia pesquisas de inovação em empreendedorismo

publicado: 13/01/2021 14h05, última modificação: 13/01/2021 16h30

 

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou um Edital de Chamada Pública para selecionar até mil projetos com potencial de contribuir para a inovação no país. A seleção possibilitará que os projetos façam parte do Catalisa ICT, uma jornada de aceleração que visa oferecer aos pesquisadores capacitação em gestão, mentorias, fomento a projetos e acesso ao universo empresarial.

Para se inscrever, as pesquisas deverão ser cadastradas e submetidas por meio do formulário eletrônico de inscrição disponível em http://www.sebrae.com.br/catalisa até às 23h59 do dia 24 deste mês. Conforme o edital, o pesquisador poderá propor mais de uma pesquisa, mas será considerada apenas a melhor pesquisa classificada conforme os métodos de seleção.

O Catalisa ICT é uma iniciativa do Sebrae, com a parceria de entidades do ecossistema nacional de inovação, com o objetivo de acelerar e fomentar negócios inovadores de base tecnológica, para alavancar a geração de riqueza e bem-estar para a sociedade, por meio de iniciativas como: 

  • Criação de empresas de base tecnológica por mestres/mestrandos e doutores/doutorandos;
  • Transferência de tecnologia de pesquisadores/universidades para empresas;
  • Inserção de mestres/mestrandos e doutores/doutorandos, capital humano qualificado, em pequenos negócios.

 

O Catalisa ICT tem quatro etapas com duração de aproximadamente quatro anos. As etapas 1 e 2 têm o foco em pesquisadores (mestres/doutores e mestrandos/doutorandos), enquanto as etapas 3 e 4 têm seu foco em pequenos negócios de base tecnológica e seus proprietários. Para participar de cada etapa, é necessário submeter propostas e ser selecionado nos editais específicos das etapas. A etapa anterior dá condições para submissão à etapa seguinte, mas não é requisito. As etapas são: 

Mobilizar para inovar: serão realizados workshops on-line para mobilização de pesquisadores e entidades de inovação, juntamente do lançamento do edital para seleção de pesquisas com potencial inovador; 

Aprender e estruturar: Capacitação dos pesquisadores, divulgação de desafios e demandas, seleção e contratação dos planos de inovação, e seleção dos projetos de inovação; 

Desenvolver e testar: Capacitação dos pesquisadores com planos selecionados, seleção e contratação de projetos de PD&I, aproximação entre as empresas de base tecnológica; 

Inovar e escalar: Aproximação dos pesquisadores com os investidores para acesso a capital empreendedor e estímulo à internacionalização das empresas criadas. 

 

Cronograma 

Lançamento do edital - 25/11/2020

Data limite para inscrições das pesquisas - 24/01/2021

Divulgação da lista de selecionados - 24/02/2021

Previsão de início das capacitações - 01/03/2021

 

Mais detalhes sobre o CATALISA ICT em: www.sebrae.com.br/catalisa.

 

Por: Daphne Ramos/Ageufma 

Revisão: Jáder Cavalcante