Durante entrevista ao Jornal Rádio Universidade, reitor Natalino Salgado esclarece sobre aposentadoria como professor e assegura continuidade na reitoria até 2023

publicado: 26/07/2021 20h00, última modificação: 26/07/2021 22h59

Na manhã do dia 21, o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado Filho, participou de uma entrevista no quadro Rádio Opinião Especial, do Jornal Rádio Universidade. Na ocasião, ele esclareceu sobre o fato de se aposentar como professor da instituição, mas assegurou continuar o mandato como reitor até 2023.

Inicialmente, o reitor saudou o apresentador Adalberto Júnior e os ouvintes da rádio, e, em seguida, assegurou a permanência na gestão da reitoria. “A aposentadoria é um fato natural para quem se dedicou há muito tempo, mas eu me aposento como professor, que é um direito que eu tenho pela longa estrada que eu me dediquei ao ensino, desde 1978. E isso com muito orgulho, durante esse período que eu venho servindo com muita dedicação, com muito amor, com princípios básicos de ensinar. Chega a hora que é preciso, até porque eu tenho que me preparar pra me dedicar mais exclusivamente à gestão”, destacou o reitor.

Ele acrescentou que, ao longo da carreira, desempenhou simultaneamente dupla função na Universidade. “Eu sempre acumulei a função de professor e ao mesmo tempo de gestor ao longo da minha carreira, quando eu fui diretor do Hospital Universitário por dez anos, ajudei a fundar e a estruturar o hospital. E agora, no terceiro mandato, estou como reitor. Mas eu fui nomeado no dia 11 de novembro de 2019 pelo presidente da República para quatro anos de mandato. Então me aposento como professor e continuo na ativa como gestor para cumprir um mandato outorgado pela comunidade, foi uma eleição em que, inclusive, não era nem o meu desejo voltar a ser gestor da nossa Universidade Federal do Maranhão, eu estava mais voltado para a pós-graduação, para pesquisas e trabalhando no Hospital Universitário. Porque, além da missão de docente, eu tenho outra profissão, que foi a primeira que eu abracei, que é cuidar das pessoas como médico”, declarou.

Acompanhe a entrevista na íntegra pelo site da Rádio Universidade FM 106,9:

Saiba mais

Natalino Salgado Filho é natural da cidade de Cururupu, Maranhão. Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão, fez residência em Clínica Médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Nefrologia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) – Hospital Pedro Ernesto. É mestre e doutor em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Especializou-se em Clínica Médica, Nefrologia, Didática de Nível Superior, Imunologia e Capacitação Gerencial de Dirigentes Hospitalares durante a carreira.

Professor titular da UFMA, coordenador do Projeto Prevrenal, docente de diversos programas de pós-Graduação na UFMA, como o Programa de Ciências da Saúde e Saúde do Adulto e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UERJ.

Natalino Salgado foi diretor-geral do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) de 1997 a 2007, transformando-o em Hospital de Ensino, uma referência nacional em alta complexidade. No HU-UFMA, ampliou a Residência Médica e implantou a Residência Multiprofissional. Anteriormente à atual gestão na UFMA, havia sido reitor da Universidade pelo período 2007-2015.

Em sua atuação profissional e contribuições para o Maranhão, Natalino Salgado fundou o Serviço de Nefrologia do Estado do Maranhão, quando trouxe para São Luís o primeiro rim artificial e realizou o primeiro procedimento de hemodiálise do estado. Fundou a primeira Residência Médica do Maranhão em 1980. Presidiu a Sociedade Maranhense de Nefrologia (SMN) e foi membro do Departamento de Nefrologia Clínica da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Atuou como vice-presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). Presidiu a Comissão de Implantação do Hospital Universitário da UFMA, em 1990.

É membro da Academia Nacional de Medicina (ANM), da Sociedade Brasileira de Hipertensão Arterial (SBH); da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN); da International Society of Nephrology (ISN); da American Society of Nephrology (ASN); da Sociedade Brasileira de História da Medicina (SBHM); da Sociedade Maranhense de Ciências (SMC); da Academia Maranhense de Letras (AML); do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGMA) e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames). Natalino Salgado publicou 18 livros e mais de 600 artigos em revistas especializadas e em anais de congressos nacionais e internacionais. Publica semanalmente artigos em jornais. É também editor de Seção/Nefrologia e Epidemiologia Clínica do Brazilian Journal of Nephrology.

Por: Hérika Almeida

Produção: Marcos Paulo Albuquerque