DTED participa da primeira edição do Seminário Integrador dos Polos UAB-Maranhão

publicado: 13/11/2023 14h04, última modificação: 13/11/2023 18h06
O evento teve como foco a discussão e análise de propostas para novos cursos EAD a serem ofertados no triênio 2024-2026.

A Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED-UFMA) participou do I Seminário Integrador dos Polos UAB-MA, realizado nos dias 8 e 9 de novembro, na Casa da Cultura Josué Montello, em São Luís. O evento teve como foco a discussão e análise de projetos e propostas para novos cursos a serem ofertados nos anos de 2024, 2025 e 2026 no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Coordenado pelo Fórum de Coordenadores de Polos UAB do Maranhão (FECOUAB-MA), o evento abordou temas cruciais para a melhoria dos índices educacionais, gestão e infraestrutura dos polos e contou com a presença de representantes das três Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do estado: UFMA, UEMA e IFMA; além da Secretaria Municipal de Educação de São João dos Patos, Secretaria Adjunta de Educação de Barra do Corda e a participação de todos os coordenadores de polos.

“Esse momento foi de uma imersão total, pois nos aproximamos cada vez mais como polos, conhecemos as fragilidades e as potencialidades de cada um, pudemos desenhar um diagnóstico acerca dos polos ao qual o Fórum é formado, além de um maior alinhamento entre as IES de nosso estado”, relatou a presidente do FECOUAB-MA, Mellisia Abreu.

Para José Arimateia (professor Zezinho), vice-presidente do Fórum de Coordenadores de Polo, o encontro foi um momento ímpar de trocas de conhecimento. “Pude compartilhar diversas experiências vividas em meu polo, Paraibano, e estreitar os laços entre os mais longínquos polos espalhados pelo estado do Maranhão. Conseguimos, de certa forma, absorver as demandas dos municípios em relação à oferta de cursos já ativos, especialmente, para o novo edital da CAPES. Firmamos, ainda, um fluxo de alinhamento mais sólido acerca das atuações das IES em nossos municípios”, declarou o professor Zezinho.

Com 17 cursos de graduação e especialização na modalidade a distância, vinculados ao Sistema UAB, a DTED está presente em 35 polos de ensino no Maranhão. Para a coordenadora UAB-UFMA, Amanda Aboud, o encontro teve como objetivo principal integrar os coordenadores de polo e instituições de ensino, alinhando as perspectivas para EAD no estado.

“O momento da reunião foi muito oportuno, uma vez que a EAD tem sofrido com discursos fora de contexto e pressões sobre a efetividade de seus resultados. Ao reunir as três instituições públicas do Maranhão e todos os polos que recebem os cursos EAD, mostramos força e união para discutir o futuro das ofertas e estratégias para garantir a qualidade desses cursos”, disse.

Dessa maneira, a perspectiva é ampliar o ensino a distância de qualidade no estado, reiterou Aboud. “Com base nas discussões, foi possível apresentar o portfólio de cursos para os próximos anos e como o papel do polo é importante para alcançarmos as metas de interiorização e formação de professores para ampliar o impacto positivo no desenvolvimento do nosso Estado”, concluiu a coordenadora.

Por: Maiara Pacheco/DTED