DTED concede outorga de grau a 145 estudantes dos cursos de Graduação EAD da UFMA

publicado: 11/04/2024 15h54, última modificação: 12/04/2024 18h35
Os formandos são das áreas de Artes Visuais, Computação e Informática, Matemática, Física, Química e Letras/Português, Administração e Administração Pública.

Na noite dessa quarta-feira, 10, a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED) da Universidade Federal do Maranhão concedeu a outorga de grau a 145 estudantes dos cursos de graduação na modalidade a distância, referente ao segundo semestre de 2023. A solenidade, transmitida ao vivo no canal EaD Para Você, no YouTube, contou com formandos das áreas de Artes Visuais, Computação e Informática, Matemática, Física, Química e Letras-Português, Administração e Administração Pública.

“Sem dúvida, a emoção marca um momento tão especial como esse”. Em tom emblemático, a paraninfa oficial da cerimônia, a professora Vilma Moraes Heluy, traz à memória os desafios e as vitórias alcançadas pelos formandos durante o percurso acadêmico.

“Cada um viveu sua história e precisou ir além dos seus limites. Por isso esta noite celebramos a vitória de cada um de vocês, que deve ser comemorada com muito orgulho. Vitória também da sociedade, que ganha novos contingentes de profissionais; da Universidade, que se firmou mais uma vez; e vitória do Maranhão, que amplia suas reservas de talentos para impulsionar o desenvolvimento do estado. A colação de grau marca apenas o fim de um ciclo e, como disse Fernando Pessoa, ‘é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistimos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver’”, proferiu.

No fim de seu discurso, a docente reservou algumas linhas para deixar conselhos valiosos aos formandos. “Busquem conhecimento, pois hoje vivemos na era da informação e, assim, o aprendizado torna-se um processo contínuo. Encontre o seu propósito de vida: tenham um foco, dediquem-se à sua causa, sejam persistentes, não desistam e, com certeza, os resultados virão. Sejam fascinados por realizar, que o dinheiro virá como consequência. Sejam éticos, porque sem ética é impossível prestar bom serviço, servir e ser servido. Sem ética, é impossível educar”, declarou Heluy.

Para a oradora oficial da cerimônia, a estudante Denise Morais Souza, do curso de Matemática, a colação de grau representa a realização de seus sonhos.

“A distância entre você e o seu sonho é proporcional à felicidade de conquistá-lo. Quanto maior a distância e a dificuldade, maior a satisfação de tornar seus sonhos em realidade. Olhando para o futuro, quero lembrar a todos que a vida é cheia de possibilidades. Que consigamos fazer as melhores escolhas, deixando que os nossos sonhos nos guiem. Os grandes feitos são conseguidos não pela força, mas pela perseverança. A chave da felicidade é sonhar e a chave do sucesso é tornar os sonhos realidade. Hoje, realizamos um sonho, um momento ímpar em nossas vidas. Parabéns a todos! Essa vitória é de todos nós”, discursou a oradora.

Representando o reitor Fernando Carvalho Silva, a diretora da DTED-UFMA, Patrícia Abreu Machado, encerrou a cerimônia lembrando que a Colação de Grau é mais do que uma simples solenidade. Ela é o resultado de anos de esforço, dedicação e perseverança.

“Vocês se destacaram não apenas pela dedicação aos estudos, pelo zelo, pelas atividades e pelo talento, mas também pela possibilidade de utilizar a tecnologia como uma ferramenta para transformar a educação e, por conseguinte, o contexto ao seu redor. À medida que avançarem em suas carreiras, nunca esqueçam o impacto positivo que podem ter na vida do outro. Usem seus conhecimentos e suas habilidades para promover a inclusão, a equidade e o acesso à educação de qualidade”, finalizou a diretora.

A mesa virtual da solenidade contou, ainda, com a coordenadora da Universidade Aberta Do Brasil no Maranhão, Amanda Ferreira Aboud; a coordenadora Pedagógica da DTED, Judith Oliveira Pinho; o coordenador de polo, José Arimateia Carvalho Silva; e a coordenadora Administrativa da DTED, Caroline Monteiro.

Assista na íntegra a cerimônia de Colação de Grau DTED-UFMA

Por: Maiara Pacheco