DTED aprimora ambiente virtual de aprendizagem e colabora para o êxito da ferramenta “TCC Online-AVA” na produção e orientação de TCCs dos cursos EaD da UFMA

publicado: 17/02/2022 12h17, última modificação: 18/02/2022 02h27

O Ambiente Virtual de Aprendizagem da Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (AVA-DTED-UFMA) é o principal canal de interação entre alunos e professores no ensino a distância da Universidade. O aprimoramento contínuo do software permitiu que a ferramenta “TCC Online-AVA” alcançasse maior eficiência na orientação e qualificação dos trabalhos de conclusão de curso (TCCs).

Atualmente, nove cursos de graduação na modalidade a distância da DTED-UFMA, vinculados ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) já utilizaram a ferramenta. Os cursos de Artes Visuais, Computação, Química, Física, Matemática, Letras-Português, Ciências Biológicas, Administração e Administração Pública tiveram êxito na produção, execução e conclusão dos trabalhos acadêmicos. “Todos os cursos de graduação e pós-graduação da UAB-DTED-UFMA que estejam ou não no período de orientação de TCC, utilizarão a plataforma de TCC Online-AVA”, declarou a coordenadora pedagógica da DTED, Patrícia Machado.

Ela explicou que a ferramenta permite acompanhamento em tempo real de todos os TCCs que são produzidos nos cursos EaD da UFMA. “O TCC Online-AVA tem por finalidade acompanhar todo o processo de construção de trabalhos científicos elaborados pelos alunos, assim como o processo de orientação dos professores orientadores. Trata-se de uma aplicação integrada ao ambiente Moodle, de modo que os trabalhos científicos sejam desenvolvidos em etapas, com prazos específicos para as tarefas dos alunos e avaliação dos orientadores”, explicou.

Além desta função, a ferramenta auxilia de forma significativa o sistema de gerenciamento pedagógico da DTED, apontou Patrícia. “Além de oferecer uma estrutura no AVA de forma integrada ao sistema acadêmico da UFMA – o Sigaa –, o TCC Online-AVA permite a emissão de relatórios dos alunos aptos a defender o trabalho de conclusão de curso, a emissão de declarações, banca examinadora, elaboração de atas, pôsteres e de todos os documentos exigidos pela instituição para certificação dos alunos, entre outras atividades”, elencou.

A expectativa, de acordo com o coordenador de TI da DTED, Humberto Serra, é disponibilizar a ferramenta para toda a comunidade acadêmica. “Atualmente, o TCC Online-AVA está disponível apenas para os alunos da educação a distância, porque está inserido dentro do AVA/DTED/UFMA. Após testá-lo exaustivamente, receber o feedback dos usuários e consolidar todas as funcionalidades, esperamos, no futuro, ampliar o acesso de mais usuários e liberar para outras comunidades acadêmicas”, considerou Serra.

Conheça o AVA UFMA

O professor Carlos de Salles ministrou um webinário no qual explica como foi criado o AVA UFMA, novo ambiente virtual de aprendizado desenvolvido pela DTED para os cursos de graduação e pós-graduação na modalidade de ensino a distância da Universidade. O webinário apresentou as novas funcionalidades, o novo design intuitivo e minimalista, assim como os novos recursos que o ambiente fornece, o que inclui uma ampla integração com Sigaa, fruto de parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFMA.

Por: Maiara Pacheco/ Núcleo de Comunicação e Design da DTED