Doutoranda do PPGO é premiada em categorias temáticas durante evento da Secretaria de Estado da Saúde

publicado: 23/11/2022 23h59, última modificação: 25/11/2022 20h28
Doutoranda do PPGO é premiada em duas categorias temáticas durante evento promovido pela Secretaria de Estado da Saúde.jpg

Dois trabalhos apresentados pela doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFMA Izabel Cristina Vieira de Oliveira, discente que também atua como designer instrucional da UNA-SUS-UFMA, foram premiados com o primeiro lugar nos eixos temáticos “Gestão em Saúde” e “Educação Permanente em Saúde”, durante a II Mostra Científica da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão.

Sobre o trabalho intitulado “Mudanças na oferta de serviços odontológicos especializados para pessoas com deficiência no Maranhão e no Brasil entre 2014 e 2018”, a  doutoranda enfatiza que, no Maranhão, não houve avanços significativos na oferta de serviços odontológicos especializados para pessoas com deficiência no Maranhão, diferente do que foi observado em nível nacional e que estudos que caracterizam a atenção à pessoa com deficiência, como o desenvolvido pelo grupo sob orientação da professora Rejane Christine de Sousa Queiroz, são essenciais para o planejamento, gestão e avaliação da oferta dos serviços, orientada pelas necessidades do território.

O segundo trabalho premiado, com o título “Desenvolvimento e oferta de jogos sérios (Game Case) em cursos autoinstrucionais na área da saúde: relato de experiência da UNA-SUS-UFMA”, foi desenvolvido sob a orientação das docentes Ana Emília Figueiredo de Oliveira e Paola Trindade Garcia. A discente explica que os jogos sérios têm se destacado como ferramentas importantes na adequação do processo ensino-aprendizagem ao atual cenário cultural e tecnológico das novas gerações de alunos. Para o desenvolvimento, esses jogos devem ser elaborados e conduzidos por equipes multiprofissionais, portanto surgiu a ideia de descrever a experiência da equipe da UNA-SUS-UFMA, na elaboração da ferramenta Game Case – jogo sério que simula situações vivenciadas por profissionais da Atenção Primária à Saúde no SUS.

A doutoranda declarou que o apoio da UFMA, da UNA-SUS-UFMA e da FAPEMA foram fundamentais para o desenvolvimento dos trabalhos. “O reconhecimento em um evento tão importante para a saúde do nosso estado nos impulsiona a avançar com o nosso trabalho. O suporte e a motivação institucional e das minhas orientadoras têm sido essenciais para alcançar bons resultados. Sou muito grata a todos”, afirmou.

Saiba +

Com o tema “Ciência, saúde e cuidado no cotidiano do SUS no Maranhão”, a II Mostra Científica da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão foi um evento de caráter técnico-científico destinado à divulgação de pesquisas científicas realizadas no Maranhão. A mostra objetivou disseminar os conhecimentos, a promoção da integração entre discentes, docentes e profissionais da área da saúde, bem como oportunizar debates e divulgação das práticas exitosas na rede estadual de saúde.

Em sua segunda edição, a mostra foi realizada nos dias 16, 17 e 18 de novembro, no formato presencial, no Convento das Mercês, em São Luís, pela Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão (ESP-MA), unidade administrativa integrante da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), órgão responsável pelo fortalecimento do ensino, pesquisa e extensão na rede estadual de saúde do Maranhão, contando com a participação de acadêmicos (formação técnica e superior) e profissionais graduados, que desenvolveram pesquisas básicas e/ou aplicadas, no Maranhão.

Por: DCom