Notícias

2 anos de Gestão

Dois anos de gestão: UFMA cumpre mais de 65% das metas e consolida modernização institucional

publicado: 17/11/2025 15h00, última modificação: 18/11/2025 16h21
Universidade avança em qualidade acadêmica, inovação, inclusão e infraestrutura sob a liderança do reitor Fernando Carvalho
Dois anos de gestão: UFMA cumpre mais de 65% das metas e consolida modernização institucional

Gestão superior da UFMA. Foto: DCOM

Em novembro de 2025, a gestão superior da Universidade Federal do Maranhão completou dois anos com resultados expressivos em todas as áreas, acadêmicas e administrativas, reafirmando o compromisso com a excelência, a inovação e o desenvolvimento da UFMA e do Maranhão.

À frente da reitoria, o professor Fernando Carvalho, conduz uma gestão participativa marcada por planejamento estratégico, modernização institucional e escuta ativa. Com mais de 65% das metas do Programa de Gestão já cumpridas, a partir desta segunda-feira, 17, apresentaremos uma série de matérias com o balanço deste biênio, que mostra uma universidade mais diversa, integrada, inovadora e comprometida com a qualidade, a inclusão e o futuro da educação pública.

Desde 2023, a atual gestão tem implementado um modelo de governança orientado por resultados, com foco nas pessoas, na integração entre setores e na melhoria contínua da qualidade acadêmica, consolidando um programa de modernização institucional, que reposicionou a Universidade frente aos desafios contemporâneos da educação superior e da transformação digital.

A UFMA avançou em todos os indicadores: investimentos em infraestrutura com reforma e ampliação de espaços acadêmicos e administrativos; fortalecimento da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão; liderança nos principais rankings nacionais e internacionais de Educação; ampliação dos programas de pós-graduação; fomento à cultura com ações que projetaram o Maranhão para o mundo; impulsionamento da ciência do estado com pesquisas e projetos inovadores;  ampliação do cuidado com a comunidade acadêmica a partir da implantação de importantes políticas e ações de gestão de pessoas, assistência e permanência estudantil bem como do cuidado com a população por meio do Hospital Universitário.

Das 281 propostas do Programa de Gestão apresentado à comunidade da UFMA durante a consulta eleitoral, 184 já foram cumpridas e/ou apresentam resultados, e as demais seguem em andamento. A efetivação de mais de 65% das propostas corrobora o lema que move a gestão: Sempre Mais Qualidade, Inclusão e Inovação e consolida uma gestão democrática, integradora, participativa, transparente e orientada por resultados em todas as áreas, sempre baseada no diálogo contínuo com a comunidade universitária. É a UFMA honrando sua missão de defender uma universidade pública, gratuita, laica, plural, participativa, diversa e inclusiva para promover a transformação social, dando oportunidades educacionais para todos. 

“Cada meta alcançada reflete o quanto estamos comprometidos com o avanço da nossa Universidade, em pensar novas práticas acadêmico-administrativas e colocar as pessoas no centro das políticas institucionais. É um esforço coletivo de uma comunidade que acredita na educação como força transformadora e que tem clareza de que o conhecimento deve estar a serviço do desenvolvimento social e humano. Agradecemos novamente à comunidade acadêmica pela confiança. Vamos continuar honrando nossos compromissos e temos a certeza de que alcançaremos 100% das metas propostas”, afirma o reitor, Fernando Carvalho.

Visão estratégica de futuro: Programa de Modernização impulsiona nova fase na UFMA

A partir de debates com a comunidade acadêmica, a UFMA avançou, transformando-se em referência de gestão universitária com a aprovação do Programa de Modernização, que impactou diretamente as áreas de infraestrutura, gestão acadêmica e qualidade da graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão, gestão de pessoas e inovação tecnológica.

Nesse contexto, conseguiu-se padronizar as subunidades acadêmicas, fortalecer as Coordenações de Curso como instâncias básicas de gestão e novas diretorias das instâncias estratégicas da reitoria, entre elas a Superintendência de Qualidade dos Cursos de Graduação (SQGRAD), responsável pela condução das políticas institucionais de avaliação e melhoria contínua da graduação junto com a Pró-reitoria de Ensino (PROEN).

A Política de Qualidade dos Cursos de Graduação da UFMA é um dos pilares do Programa e já possibilitou um robusto diagnóstico de todos os cursos, com o objetivo de melhorar os indicadores de desempenho acadêmico da universidade. A aprovação é vista pela Reitoria como um marco que estabelece um novo patamar de mais qualidade para a UFMA no cenário nacional e internacional.

Outros marcos desse período estão a criação de novas diretorias estratégicas, como Diretoria de Inteligência Artificial e a Diretoria de Diversidade, Inclusão e Ações Afirmativas, que ampliam a capacidade institucional de planejar, inovar e incluir.

Com a criação da Diretoria de Diversidade, Inclusão e Ações Afirmativas, a UFMA tem alcançado a consolidação de ações institucionais de equidade, diversidade e inclusão, como a construção da Política de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação, elaborada coletivamente com a comunidade universitária; a reelaboração das resoluções voltadas para as Comissões de Heteroidentificação e Ações Afirmativas e revisão da política de cotas para pessoas pretas e pardas, quilombolas e indígenas. Além do Mapeamento das mães e pessoas que gestam da UFMA e das pessoas LGBTQIAPN+ da UFMA.

Assinatura da Ordem de Serviço para a construção do novo prédio do CCBS. Foto: Dcom

No último ano, a Universidade Federal do Maranhão foi contemplada no Novo Programa de Aceleração para o Crescimento do Governo Federal, visando o fortalecimento da graduação. A iniciativa integra um conjunto de dez obras aprovadas e com algumas já com ordens de serviços assinadas como a construção dos novos prédios do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e Centro de Ciências de Imperatriz, e o novo complexo ambulatorial do Hospital Universitário. As novas obras representam um salto em direção a uma Universidade mais moderna, eficiente e preparada para os desafios do futuro.

Avanços relevantes marcaram também a contínua modernização do Hospital Universitário (HU). Recentemente, a UFMA e o Ministério da Educação (MEC) assinaram a ordem de serviço para a construção do novo complexo ambulatorial do HU, além de reformas e reestruturação de outras unidades do hospital, reforçando o papel do Hospital Universitário para a saúde pública e para a formação de profissionais da área.

Só em 2025, o hospital foi responsável pelo primeiro transplante de coração e de medula óssea no estado do Maranhão e realizou mais de 900 atendimentos em comunidades quilombolas. Nos últimos anos, também viabilizou mutirões de cirurgias oftalmológicas no estado, alcançando a marca histórica de 200 captações de córneas para transplante em 2024; e aumentou a assistência hospitalar. Os números refletem o compromisso da instituição em oferecer não apenas campo de capacitação para os profissionais, mas, sobretudo assegurar a oferta de serviços de saúde com excelência para a população.

Assinatura da Ordem de Serviço para a construção do novo complexo ambulatorial do Hospital Universitário. Foto: Scom 

Para o discente do curso de Medicina Pedro Igor Rios, a atual gestão se destaca sob o forte diálogo da Reitoria e da Pró-reitoria de Ensino com os estudantes, sempre buscando atender às demandas apesar das limitações orçamentárias. “O trabalho gestão da UFMA demonstra um grande poder de escuta dos alunos. Sempre se prontificaram a escutar as nossas demandas e mesmo com as dificuldades que a gente sabe que existem por conta do orçamento, sempre nos trazem uma resposta e isso pode ser comprovado com a construção do novo prédio do CCBS e a compra dos novos simuladores para o prédio de medicina”, ressaltou o estudante.

Uma gestão orientada por resultados, governança e transparência

Com foco na eficiência e na integração de processos, a atual gestão da UFMA consolidou uma cultura de resultados e inovação, tornando-se referência entre as universidades federais pelo pioneirismo em diversas áreas de atuação, como a já destacada Política de Qualidade dos Cursos de Graduação, a divulgação científica realizada e o uso das tecnologias como a aplicação de Inteligência Artificial em processos administrativos e acadêmicos. Ainda nos avanços tecnológicos, a UFMA foi a primeira universidade pública a lançar chatbot próprio com inteligência artificial generativa, a Mara, modernizando a comunicação e a comunidade acadêmica, e criou o curso de Bacharelado em Inteligência Artificial, iniciativa que atende as novas demandas da sociedade.

Além disso, a Universidade atingiu um marco histórico em 2025: o reequilíbrio completo de suas contas, tornando-se financeiramente sustentável. Vale destacar que poucas universidades públicas brasileiras figuram neste rol de sustentabilidade financeira.

O resultado é fruto da seriedade na gestão dos recursos públicos, reorganização de despesas, práticas de controle interno e aperfeiçoamento dos fluxos administrativos. O cenário de equilíbrio orçamentário fortalece a capacidade institucional da UFMA de planejar, executar projetos e garantir segurança operacional às políticas acadêmico-administrativas.

Esses avanços consolidam um ambiente administrativamente mais seguro, transparente e eficiente, condição essencial para a continuidade dos investimentos estratégicos em ensino, infraestrutura, assistência estudantil e ações de inclusão.

Confira os principais destaques

 Qualidade da graduação

Com o objetivo de assegurar uma formação de alto nível aos seus discentes, nos últimos dois anos, a instituição vem implementando ações voltadas à atualização dos cursos, ao fortalecimento dos processos pedagógicos e à melhoria das condições estruturais de ensino, refletindo diretamente no desempenho institucional e nos indicadores oficiais de qualidade.

  • Implantação da Política de Qualidade dos Cursos de Graduação
  • 100% dos cursos com avaliações positivas pelo INEP/MEC em 2024 e 2025
  • Aquisição de softwares educacionais de uso geral e específico para atender as necessidades da comunidade acadêmica (tais como: Google Workspace; Complete Anatomy; MatLab; Volare; Adobe Creative Cloud, Coreldraw Graphics Suite, Autodesk e Ferramentas de Colaboração da Microsoft - Licença A1);
  • Aquisição de bibliotecas digitais, como a Biblioteca virtual Pearson, ampliando o acesso ao acervo em todos os câmpus;
  • Aumento de 13% no número de concluintes titulados dos cursos de graduação;
  • Aumento de 2.700 alunos na UAB;
  • No PARFOR, 3 novos cursos, 28 novos municípios atendidos e 3.700 novos estudantes (+583%);
  • No Novo Parfor Equidade, 3 novos cursos, 16 novos municípios atendidos e 360 novos estudantes;
  • 13 cursos com mais de 300.000 certificados emitidos pela UNASUS;
  • Aumento de 1.339 participações nas atividades de teleducação no Telessaúde 
  • 9 projetos ativos/concluídos no biênio 2023–2025 no Baites

 

O reitor, Fernando Carvalho, recebe a embaixadora dos Estados Unidos, Elizabeth Frawley Bagley. Foto: Dcom

Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação, Empreendedorismo e Internacionalização

Por estar na vanguarda do conhecimento e das práticas inovadoras, a UFMA tem estimulado de forma contínua a pesquisa científica e tecnológica, promovendo a interdisciplinaridade e estimulando a produção de conhecimento que contribua para a solução de problemas da sociedade.

  • Aumento e interiorização dos Programas Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) - São 9 novos programas, sendo 3 no interior (2 em São Bernardo e 1 em Codó);
  • Aumento dos cursos Stricto Sensu: são mais 9 Mestrados, sendo 3 no interior (1 em Codó e 2 em São Bernardo) e 6 na capital; e mais 5 Doutorados, sendo 1 no interior (Imperatriz) e 4 em São Luís;
  • Recorde de estudantes na pós: crescimento de 90,7% nos ingressantes de Mestrado, 72,8% no Doutorado e 212% nas Especializações;
  • Aumento de 41,8% no número de bolsas de mestrado e 27,8% nas de doutorado;
  • 39% de aumento nos depósitos de propriedade intelectual;
  • Criação do Prêmio Pesquisador Destaque com 14 professores premiados em 2024 e segundo edital aberto em 2025;
  • 317% de crescimento nos projetos de inovação;
  • 110% de crescimento nos acordos de cooperação internacional, totalizando 54 acordos vigentes nos cinco continentes;
  • Inauguração do Open Lab de Inteligência Artificial, com objetivo impulsionar a pesquisa e a inovação tecnológica no Maranhão, com ênfase na aplicação da inteligência artificial.

 

Foco nas Pessoas

Para ter uma UFMA mais acolhedora, diversa, que inclui e cuida das pessoas, espaços e processos estão sendo aperfeiçoados para garantir melhores condições para toda a comunidade acadêmica: docentes, discentes, técnicos e colaboradores. O foco nas pessoas é uma das diretrizes centrais da gestão.

Assim, a UFMA tem desenvolvido uma política de gestão de pessoas fundamentada em diretrizes que garantam o reconhecimento dos servidores(as) e a melhoria da qualidade de vida nos centros acadêmicos da UFMA. A implantação e atualização de políticas de permanência das/os estudantes também são prioridade para a gestão, minimizando os efeitos das desigualdades sociais e regionais, redução de retenção e evasão decorrentes de condições financeiras. 

  • Criação dos programas de Saúde Mental e Viva Saudável;
  • Avanço das progressões docentes e Aceleração da progressão dos servidores técnico-administrativos em educação;
  • Aumento das ofertas de cursos de capacitação e desenvolvimento de pessoal;
  • Oferta de vagas e turmas especiais nos programas de Pós-Graduação stricto sensu e lato sensu com foco na capacitação dos profissionais da carreira docente e técnico-administrativa, abrangendo diversas áreas do conhecimento, visando atender às demandas da UFMA;
  • Aumento nos valores das bolsas e auxílios estudantis, além de melhorias nos restaurantes universitários e serviços de atendimento;
  • Implementação do Plano de Acessibilidade Institucional, referência para as políticas de inclusão da Universidade;
  • Ampliação do atendimento nos centros do interior com equipe multiprofissional, com a contratação de 34 profissionais especializados;
  • Bolsa Acessibilidade, auxílio mensal de R$ 500,00 a estudantes com deficiência em vulnerabilidade socioeconômica.

 

Gestão Institucional: orçamento, infraestrutura, tecnologia e obras 

Nesses dois anos, foi possível fortalecer as políticas de governança, gestão e integridade na instituição e consolidar o modelo de gestão da universidade, aprimorando os processos para promover a democratização e a participação ativa, com base em um diálogo constante com a comunidade universitária.

Entrega de mais de 800 aparelhos de ar-condicionado para unidades acadêmicas do interior e da capital. Foto: Scom

Assim, a UFMA desenvolve uma gestão orçamentária e financeira eficiente, alinhada ao planejamento estratégico institucional, aperfeiçoando o processo de elaboração, execução e acompanhamento orçamentário – o que implica em maior equilíbrio financeiro e, consequente, investimento em áreas chave como melhoria de infraestrutura. 

Para garantir a conservação, o bom funcionamento e a segurança da comunidade universitária, a UFMA tem investido na infraestrutura física e construção de novos espaços acadêmicos e administrativos.

  • Equilíbrio orçamentário e Déficit Zero;
  • Mais de 800 aparelhos de ar-condicionado instalados em diferentes unidades da capital e interior do estado;
  • Entrega do Teatro Luiz Pazzini, revitalizado em parceria com o IPHAN, no Centro Histórico de São Luís;
  • Climatização do Restaurante Universitário do Centro de Ciências de Imperatriz;
  • Novas instalações do Restaurante Universitário do Câmpus de Chapadinha;
  • Assinatura das ordens de serviço para o novo prédio do CCBS, em São Luís; do novo prédio no Câmpus de Imperatriz e da construção do novo complexo ambulatorial do Hospital Universitário;
  • Investimentos contínuos em modernização de laboratórios, redes elétricas e espaços acadêmicos, tanto no interior quanto na capital
  • Aumento do investimento em infraestrutura de rede e conectividade;
  • Aumento dos investimentos em segurança cibernética, com o objetivo aprimorar a identificação de vulnerabilidades e implementar medidas de proteção adequadas para salvaguardar os dados e sistemas da universidade.

Extensão e interiorização

A UFMA tem fortalecido as ações extensionistas em toda a UFMA, com o objetivo de reforçar a conexão entre a universidade e os diferentes setores da sociedade, promovendo uma atuação transformadora e multicampi que estimule o desenvolvimento social e regional, além de melhorar as políticas públicas relacionadas às ações comunitárias e à responsabilidade social.

  • Foram realizadas mais de 550 ações de extensão e cultura. Só em 2024 foram 22 cursos, 25 eventos, 7 programas, 4 prestações de serviço e 492 projetos. Envolvendo, aproximadamente, 3.075 discentes; 1000 docentes e 157 técnicos administrativos;
  • Consolidação da curricularização da extensão dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Curso (PPCs), garantindo um percentual mínimo na carga horária dos cursos de graduação direcionadas as atividades de extensão 
  • Reestruturação do Núcleo de Extensão da Vila Embratel (NEVE) para expandir as ações e projetos de extensão ofertados à comunidade. 

 

 

Entrega das novas instalações do Restaurante Universitário do Câmpus de Chapadinha. Foto: Dcom

Segundo o diretor do Centro de Ciências de Chapadinha, Marcos Bonfim, os dois primeiros anos da gestão do professor Fernando Carvalho Silva, configuram um período de avanços expressivos na consolidação de políticas institucionais de fortalecimento dos câmpus do continente, assegurando que a comunidade acadêmica disponha de ambientes de trabalho qualificados e de políticas de apoio estudantil que favoreçam a permanência e a conclusão dos cursos. “Mesmo diante de restrições orçamentárias, sua administração tem se destacado pela capacidade de articulação com as demandas das direções das unidades acadêmicas, pela adoção de ações que fortalecem a interiorização do ensino, da pesquisa e da extensão. No Câmpus de Chapadinha, isso têm se materializado em melhorias estruturais e de suporte à comunidade acadêmica, com melhoria da infraestrutura e renovação de equipamentos; ampliação das políticas de assistência estudantil e fortalecimento institucional do CCCh por meio de apoio contínuo às suas ações e realização de parcerias”, destacou o diretor.

Uma universidade conectada ao presente e preparada para o futuro

Para Fernando Carvalho, a Universidade Federal do Maranhão caminha para um novo patamar de desenvolvimento institucional, com resultados que abrangem ensino, pesquisa, extensão, gestão e inclusão. “A partir de um programa inovador de modernização, estamos redesenhando processos, fortalecendo a pesquisa e ampliando as oportunidades de formação. Nosso compromisso é com uma UFMA protagonista, capaz de dialogar com o mundo e de gerar soluções para o presente e o futuro do Maranhão e do país”, reforça o reitor.

Dessa forma, os dois primeiros anos da gestão do reitor Fernando Carvalho marcam o início de uma nova fase: uma UFMA mais diversa, inclusiva, conectada, inovadora e comprometida com a formação de qualidade e com o desenvolvimento do Maranhão e do país, reafirmando a missão pública e transformadora da instituição. Avançar sempre!

Por: DCom

Fotos: DCom e SCom