Notícias
Documentário sobre Beth Carvalho será exibido no Palacete Gentil Braga como prévia do Festival Guarnicê
Nesta quinta-feira, 9, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), por meio da Diretoria de Assuntos Culturais (Dac), promove a exibição do documentário “Andança - Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho”. A sessão ocorrerá no Cineteatro Aldo Leite, no Palacete Gentil Braga, a partir das 19h. O evento, realizado em parceria com a distribuidora Turiaçu Filmes, se trata de uma prévia da próxima edição do Festival Guarnicê de Cinema, que ocorrerá entre os dias 07 e 14 de junho.
O filme, lançado em 2022, é assinado pelo cineasta Pedro Bronz. A obra se trata de um recorte intimista da carreira e da vida pessoal da Madrinha do Samba, atravessando suas memórias por meio de um acervo multimídia da própria artista que reúne fotografias e filmagens em diversos formatos, construindo um grandioso memorial para a cantora, falecida em 2019.
A diretora de assuntos culturais da UFMA, Roselis Câmara, comenta sobre a exibição do documentário como uma forma de celebrar a memória de Beth Carvalho e garantir a democratização do acesso à cultura para a população maranhense. “A exibição ocorre, também, em alusão ao aniversário da Beth Carvalho. No último dia 05 a nossa madrinha do samba faria 78 anos. Portanto, a sessão é uma homenagem. Além disso, é a estreia do filme no Maranhão. A obra teve ótima circulação no setor de festivais e no cenário independente nos últimos dois anos, mas, infelizmente, ainda não havia chegado ao nosso Estado. Agora, exibiremos o filme em consonância com o papel histórico do Guarnicê de proporcionar oportunidades para a plateia maranhense”, explica.
Roselis comenta ainda sobre as ações de incentivo da arte feitas pelas Proec e a Diretoria de Assuntos Culturais. “Vale lembrar o que dizia Gilberto Gil: cultura é direito básico; tem que ser vista como prioridade, sempre. Nós acreditamos muito nisso. Por isso, as nossas ações são sempre gratuitas e planejadas com o objetivo de alcançar a maior diversidade possível de públicos, sempre com a finalidade de potencializar a arte e a cultura como instrumentos de conscientização, estímulo de senso crítico, entretenimento e diversão”, frisa.
Sinopse
Beth Carvalho, a “Madrinha do Samba”, foi uma das maiores sambistas do Brasil, ajudou a revelar grandes nomes e a revitalizar o gênero musical. Sua sensível capacidade de percepção da realidade fez com que ela própria documentasse os ilustres encontros ao longo dos seus 53 anos de palcos e pagode. As imagens do documentário são parte desse vasto acervo pessoal nas mais diferentes mídias: Super-8, VHS, Mini DV, k7 e fotos. O filme se debruça sobre esse material para traçar um recorte único, íntimo, da carreira e da vida dessa singular figura da cultura nacional.
Por: Gabriel Jansen