Documentário sobre a vida do ativista maranhense Manoel da Conceição será lançado hoje, 3, no Palacete Gentil Braga

publicado: 03/02/2023 12h27, última modificação: 03/02/2023 21h00

quadro Rádio Opinião da Rádio Universidade FM 106,9 recebeu a diretora executiva Cássia Melo para falar sobre o lançamento do documentário “Minha Perna, Minha Classe” em homenagem ao camponês Manoel da Conceição, que ocorrerá hoje, 3, no Palacete Gentil Braga, Centro de São Luís. No primeiro dia, o evento será fechado para o público, mas nesse sábado, 4, será aberto com duas sessões, às 18h e 20h, de forma gratuita.

Manoel da Conceição nasceu no dia 24 de julho de 1935, no município de Coroatá, a 248 km de São Luís, sendo o filho primogênito de um casal de lavradores. Em 1955, sua família foi expulsa das terras que moravam e se mudaram para Pindaré Mirim. Anos depois, participou do curso de alfabetização, sindicalismo e produção agrícola do Movimento de Educação de Base (MEB). Após a conclusão, dedicou-se à luta camponesa com a criação de escolas com o intuito de alfabetizar os agricultores da cidade e implantar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Autônomos de Pindaré Mirim, o primeiro do estado.

Conceição também participou da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Partido dos Trabalhadores (PT). Ele faleceu em agosto de 2021, no município de Imperatriz, aos 86 anos. Segundo Melo, o documentário vai abordar toda a vida do ativista, desde o seu nascimento, com ênfase na sua luta contra a desigualdade social. “Manoel é um símbolo de resistência à ditadura. O filme será guiado por meio de depoimentos de pessoas que também lutam pelos direitos das classes menos favorecidas”.

Confira, no minuto 36:58, o quadro Rádio Opinião com Cássia Melo:

Por: Layane Garcêz

Produção: Bruna Castro