Notícias

Docentes lançam livro sobre trabalho escravo, políticas públicas e práticas comunicativas no MA

publicado: 09/12/2020 00h00, última modificação: 31/12/2020 16h44

 

SÃO LUÍS – Nessa sexta-feira, 11, será realizado o lançamento do livro digital “Trabalho escravo, políticas públicas e práticas comunicativas no Maranhão contemporâneo”, uma coletânea organizada pela professora Flávia de Almeida Moura, do curso de Comunicação Social, e pelo docente Marcelo Carneiro Sampaio, do Departamento de Sociologia e Antropologia.

O objetivo da coletânea, segundo a professora e pesquisadora Flávia Moura, é dar visibilidade à temática do trabalho escravo no Maranhão e subsidiar políticas públicas que possam melhorar as condições de vida e de trabalho dos grupos mais vulneráveis a este crime.

A coletânea agrupa resumos de pesquisas que vão desde projetos de iniciação científica a pós-doutorados, realizadas nos últimos quinze anos, cuja temática seja do trabalho escravo contemporâneo, tanto numa abordagem sociológica quanto pelo viés da Comunicação.

Flávia comentou o processo de construção do livro: “Ao realizar relatórios de pesquisa, fui percebendo que havia um acúmulo de investigações sobre a temática e que valeria a pena reunir esses estudos numa obra. Neste sentido, falei com o professor Marcelo Carneiro, do Departamento de Sociologia, que foi meu orientador no mestrado, que topou organizar junto comigo a coletânea”.

O livro, que, entre reunião de estudos, revisão e edição, levou cerca de seis meses para ficar pronto, será lançado logo após o Ciclo de Debate do Observatório de Pesquisas Expandidas em Comunicação (Obeec), que será realizado às 16h, pelo Google Meet. Apesar de ainda não lançado oficialmente, o e-book já pode ser adquirido de forma gratuita.

Adquira o e-book

Acompanhe o lançamento ao vivo pelo Google Meet

Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Kaio Lima
Última alteração em: 10/12/2020 19:33