Notícias
Docentes e discentes do Curso de Odontologia participam do Circuito GBPD em São Luís
No último sábado, dia 21, ocorreu em São Luís, no formato híbrido, o primeiro de uma série de encontros promovidos pelo Grupo Brasileiro de Professores de Dentística (GBPD). A programação do Circuito GBPD incluirá nos próximos meses eventos nas cidades de Recife, Salvador, Uberlândia, Brasília, Manaus e Florianópolis, com o objetivo de alcançar o maior número de participantes nas 5 macrorregiões brasileiras. Além dos docentes e discentes da UFMA, participaram do evento representantes da demais instituições de ensino superior que ofertam Cursos de Odontologia no estado do Maranhão, representantes das Coordenações de Saúde Bucal das Secretarias Municipal de Saúde de São Luís e Estadual de Saúde do Maranhão e representantes dos usuários de serviços de saúde.
A professora do departamento de Odontologia I da UFMA, Leily Firoozmand, foi a responsável local pela organização das atividades. A professora destaca o privilégio de São Luís em sediar o primeiro encontro do Circuito GBPD e enfatiza que as discussões levantadas durante a ocasião serviram para nortear mudanças para reduzir as distorções entre o ensino e a prática clínica da dentística. A professora relata que a apresentação dos dados sumarizados dos municípios maranhenses permitiu uma análise ampla e contextualizada sobre como os procedimentos de dentística têm sido ofertados nas Unidades Básicas de Saúde do Maranhão.
Durante o evento, também ocorreram o simpósio coordenado pelo presidente nacional do GBPD, Sérgio Gonçalves (UNESP), e o vice-presidente do grupo, Claudio Heliomar (UFPE), além de cursos com os professores convidados Camillo Anauate Netto, Carlos Alberto Costa e Carlos Estrela. O professor Sérgio Gonçalves relata que o objetivo principal do Circuito GBPD é mapear as possíveis diferenças e/ou discrepâncias entre o ensino e a prática clínica, em todos os âmbitos, de maneira a elaborar futuros protocolos norteadores das ações, embasados nas mais modernas evidências científicas. É importante participar para que o grupo possa conhecer as peculiaridades de cada região e organizar ações que possam ser reais e aplicáveis. É o momento perfeito para que cada um possa se manifestar.
O professor Sérgio Gonçalves destaca também que participantes do evento puderam absorver conhecimentos atuais e reavaliar a própria maneira de ensinar. Conhecer a surpreendente declaração de quem é gestor dos serviços públicos, onde o aluno poderá atuar ao se formar, certamente forneceu subsídios ao docente para proporcionar novas abordagens de assuntos polêmicos como amálgama, adesão, proteção pulpar, prevenção e procedimentos simplificados. O evento foi realmente muito proveitoso e de alto nível, além de possibilitar o relacionamento mais próximo entre os participantes entre si e com o GBPD.
Por: Dcom