Notícias

Docentes do PPGO abordam inovação e colaboração com a rede de saúde regional em palestras na Reunião da Sociedade Nordeste e Norte de Pesquisa Odontológica

publicado: 27/11/2024 11h39, última modificação: 27/11/2024 11h56
Docentes do PPGO-UFMA abordam inovação e colaboração com a rede de saúde regional em palestras na Reunião da Sociedade Nordeste e Norte de Pesquisa Odontológica

A edição deste ano da Reunião Anual da Sociedade Nordeste e Norte de Pesquisa Odontológica (SNNPqO) foi realizada em Fortaleza (CE), de 21 a 23 de novembro. O evento contou com a participação de 1.166 inscritos, de onze estados do Brasil. Diversos trabalhos produzidos por discentes dos cursos de graduação e pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foram apresentados ao longo dos três dias de reunião.

Durante o evento, docentes do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) participaram ativamente como conferencistas nos fóruns. O coordenador do PPGO-UFMA, Vandilson Rodrigues, apresentou a palestra intitulada "Papel do PPGO-UFMA na Resolução de Problemas Locais e a Aferição do Impacto para a Sociedade" no Fórum de Discussão dos Programas de Pós-Graduação em Odontologia das Regiões Nordeste e Norte do Brasil. O professor destacou as parcerias estratégicas do programa com a rede de saúde regional, o planejamento de ações para a capacitação das equipes de saúde bucal, a prestação de serviços especializados e o desenvolvimento de ferramentas digitais de educação em saúde.

Para o docente, "o PPGO-UFMA tem desenvolvido ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente no que se refere à promoção de Saúde e Bem-estar, Educação de Qualidade e à redução das desigualdades. Essas atividades têm alcançado as populações mais vulneráveis, inclusive em outros estados, por meio de parcerias com as secretarias e o Ministério da Saúde", afirmou Vandilson Rodrigues.

O professor José Bauer também participou de fóruns de discussão sobre Ensino em Odontologia e sobre Inovação, Propriedade Intelectual e Transferência de Conhecimento. "Esses fóruns são fundamentais para discutirmos as novas tendências da odontologia e a importância de associarmos os programas de pós-graduação à pesquisa, ao ensino e à extensão com impacto na sociedade, seja econômico ou no bem-estar da população. As colaborações dos programas de pós-graduação, por meio dos docentes e discentes, precisam encontrar os atores do Estado e da iniciativa privada para gerar o tão desejado impacto. Dessa forma, com essa simbiose entre a academia, Estado e iniciativa privada vamos formar recursos humanos extremamente qualificados para servir à sociedade como um todo", declarou Bauer, ressaltando a relevância das discussões e troca de conhecimentos promovidas pelo evento.

Além disso, os pós-graduandos do PPGO-UFMA também tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos nas modalidades de apresentação oral e pôster acadêmico, destacando-se pela qualidade das pesquisas realizadas no âmbito da instituição. Luís Gustavo Souza Santos, mestrando do PPGO, relata que “foi excelente poder apresentar o trabalho e receber reações positivas e sugestões para aprimorar o trabalho. Pude compreender a importância do tema e o potencial de contribuição desse estudo não só para a ciência, mas para a  sociedade”.

O evento, que reuniu importantes profissionais e pesquisadores da odontologia, reforça o papel da UFMA na promoção da inovação, no fortalecimento da pesquisa e na melhoria da saúde pública, por meio da integração com a rede de saúde regional e a formação qualificada de profissionais.

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: