Notícias
Docentes do curso de Odontologia e Samu promovem treinamento de Suporte Básico de Vida
O Departamento de Odontologia da Universidade Federal Maranhão, em parceria com o Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Serviço de Atendimento Móvel em Urgências (Samu), promoveu um treinamento de Suporte Básico de Vida com 25 docentes do curso, realizado na sexta-feira, 10, no Centro de Treinamento do Samu, localizado no bairro Filipinho.
Segundo o professor Tarcísio Jorge Leitão de Oliveira, o objetivo do projeto é oferecer aos docentes os procedimentos corretos e conhecimentos necessários para lidar com situações de urgência que podem acontecer no ambiente de trabalho. “Vimos que o Samu tinha esse núcleo de treinamentos e agora estamos fazendo essa parceria. No atendimento clínico do curso de Odontologia, já tivemos que manejar situações de emergência, como queda de pressão, desmaios e crises alérgicas, de forma que sentimos a necessidade de oferecer o curso. Nessa primeira edição, estamos apenas com os professores, mas queremos fazer uma segunda edição com os técnicos de clínica”, explicou.
A expectativa é que, a partir dessa primeira experiência, seja possível estabelecer um protocolo de manejo de emergências na Clínica Odontológica do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMA, continua Tarcísio. “Como as emergências são situações esporádicas, precisamos fazer a atualização desses conhecimentos, que não são típicos do nosso dia a dia”, ressaltou. Em contrapartida ao apoio dos profissionais do Samu, os docentes fizeram doações de cestas básicas, que serão destinadas ao projeto “Samu Solidário”, programa existente há nove anos, que converte a capacitação em doações para instituições de caridade.
O treinamento foi conduzido por Gilzep Campos Leite da Silva. Médico e coordenador do NEU, Silva defende que mais pessoas saibam como agir diante de situações de risco. “Estamos ensinando a eles o reconhecimento das maiores emergências e o que fazer diante desses pacientes, uma vez que, como profissionais da saúde, eles estão sujeitos a se depararem com essas situações. O objetivo é que qualquer profissional tenha a capacidade de reconhecer a emergência e realizar o primeiro atendimento. Quanto mais difundido esses conhecimentos, menor será o agravo da situação do paciente, minimizando as lesões até que o paciente possa receber o atendimento especializado”, ressaltou.
A aula
O primeiro momento da aula foi marcado pelo relato sobre o dia a dia do trabalho no Samu. Foram apresentados os principais cuidados necessários ao lidar com um paciente durante uma urgência, assim como abordagens e procedimentos corretos. Posteriormente, os professores foram divididos em duplas para praticar a massagem cardíaca, técnica utilizada para reanimar vítimas de parada cardiorrespiratória. Utilizando bonecos de teste, fizeram checagem de pulso e aprenderam o método de compressão, alternando o trabalho entre os colegas de equipe.
Ana Margarida Melo Nunes, cirurgiã dentista e professora do curso de Odontologia da UFMA, avalia a experiência no Centro de Treinamento do Samu como muito positiva. “É importante manter-se sempre atualizado. O Suporte Básico de Vida faz parte da nossa carreira, e encontramos aqui um ambiente favorável à nossa prática, um local acessível, com pessoas comunicativas para nos ensinarem as manobras. Na rotina clínica dos consultórios da UFMA, já lidei com alguns desmaios, mas nunca cheguei a presenciar uma situação mais grave, seja no trabalho ou na rua. Com certeza, esse aprendizado desperta na gente um senso de responsabilidade, de atuar tentando salvar vidas”, afirmou.
Confira as fotos:
Por: Orlando Ezon
Produção: Alan Veras
Fotos: Bruno Goulart
Revisão: Jáder Cavalcante