Docentes do curso de Engenharia de Alimentos do Centro de Ciências de Imperatriz da UFMA se tornaram professores titulares

publicado: 17/08/2023 16h11, última modificação: 17/08/2023 20h20

Os professores Ricardo Jorge Cruz Lima e Alan Bezerra Ribeiro, do curso de Engenharia de Alimentos do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), defenderam, respectivamente, nos dias 7 de julho e 1º de agosto, seus memoriais de desempenho acadêmico a fim de obter a promoção funcional para Professor Titular da Carreira do Magistério Superior.

Segundo a resolução Nº 297, de 16 de maio de 2023, do Conselho de Administração (CONSAD) da UFMA, o professor titular ocupa o topo da carreira de professor do Magistério Superior, que é estruturada nas classes A, B, C, D e E. Para tanto, os candidatos devem apresentar um memorial descrevendo sua trajetória acadêmica. No caso dos professores Ricardo Jorge e Alan Bezerra, a defesa dos memoriais ocorreu de forma remota, e reuniu diversos participantes, tanto da comunidade acadêmica como amigos e familiares dos docentes.

A defesa do professor Ricardo Jorge teve como comissão especial externa de avaliação os professores titulares da Universidade Federal do Pará (Ufpa) Newton Martins Barbosa Neto e Sanclayton Geraldo Carneiro Moreira e o professor titular da Universidade Federal do Ceará (UFC) Paulo de Tarso Cavalcante Freire. Na ocasião, estiveram presentes para compor a mesa virtual o Vice-Reitor da UFMA, professor Marcos Fábio Belo Matos, o diretor do CCIM, professor Leonardo Hunaldo dos Santos, e a coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos do CCIM, a professora Francineide Firmino.

Na comissão de avaliação do professor Alan Bezerra, estavam os professores titulares Fernando José Carneiro e Natilene Mesquita Brito, do Instituto Federal do Maranhão (Ifma), e a professora titular Dulce Helena Siqueira Silva, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Na composição da mesa virtual, estavam presentes o diretor do CCIM, professor Leonardo Hunaldo dos Santos, representando o reitor da UFMA, professor Natalino Salgado Filho e a coordenadora do Curso de Engenharia de Alimentos do CCIM, a professora Francineide Firmino.

Durante a apresentação da sua defesa, o professor Ricardo Lima falou sobre seus 31 anos de carreira, desde sua formação na graduação do bacharelado em Física (1992-1997) na Universidade Federal do Pará, em Belém, passando pelo mestrado em Física Experimental em Fortaleza na Universidade Federal do Ceará (UFC) no período de 1997 a 1999 sendo bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e por fim seu doutorado defendido em 2002 que teve o mesmo tema do mestrado, porém com foco em espalhamento raman e difração de raios-x, também realizado na UFC, com CNPq.

Na linha do tempo de sua carreira, o professor Ricardo Lima explicou que, após finalizar o doutorado, ele foi professor substituto adjunto e pesquisador na UFC no ano de 2003. Já em 2004, ele foi pesquisador na UFMA de São Luís pelo CNPq; em 2006, foi professor e pesquisador do Departamento de Biologia na Universidade Federal do Cariri (Urca), no Ceará.

Na defesa do seu memorial, o professor Alan Bezerra relembrou sua trajetória de formação, iniciada em 1990 quando estudou no Instituto Farina, depois em 1994 no Colégio Atheneu Teixeira Mendes, ingressando no curso de graduação em Química Industrial na UFMA no ano de 1995, em 2002, concluiu o mestrado em Química na Unesp e o doutorado em Química Orgânica, em 2006, na Universidade Federal de São Carlos.

Ainda sobre seu processo de formação, o professor mencionou os estudos químicos e microbiológicos preliminares em cassia sericea (leguminoseseae), que foi o seu objeto de investigação no Laboratório de Pesquisa em Produtos Naturais da UFMA de São Luís entre os anos de 1998 e 2000. Em 2006, o professor Alan Bezerra foi premiado pela 29ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (Rasbq) ao apresentar um dos melhores painéis do evento. Na UFMA, atuou ainda na gestão de três diretores e dois reitores da instituição.

Após as duas defesas, os membros das comissões especiais externas se reuniram para realizar a avaliação do memorial dos docentes, e ambos foram aprovados tornando-se, consecutivamente, o primeiro e o segundo professor titular do Centro de Ciências de Imperatriz da UFMA.

Por: Clara Teles

Edição: Ricardo Alvarenga