Notícias
Docentes do curso de Direito lançam o livro “Anais do I Seminário: Inovações e Desafios em Mediação, Conciliação e Arbitragem”
Na última terça-feira, 26, ocorreu o lançamento do livro “Anais do I Seminário: Inovações e Desafios em Mediação, Conciliação e Arbitragem” por meio da Editoria AYA. A obra foi organizada pelas docentes do curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Câmpus Imperatriz, Paula Regina Dias e Sarah Lamarck.
A obra aborda uma variedade de temas, como arbitragem, mediação familiar, comunicação não violenta, escuta ativa, mediação digital, celebridade processual, ampliação do acesso à justiça, construção de soluções consensuais etc. Para Sarah Lamarck, o processo de produção do livro foi uma experiência muito benéfica. “O processo de produção foi uma experiência muito rica e colaborativa. Ele foi realizado no decorrer do semestre, apresentada a proposta no início da disciplina de “Conciliação e Mediação”, e começou com a realização do I Seminário de Conciliação e Mediação, em que os discentes apresentaram pesquisas e reflexões sobre temas contemporâneos previamente apresentados. Após o evento, organizamos esses conteúdos e trabalhamos na revisão, adequação e ampliação dos textos para transformá-los em resumos expandidos. Desde a coleta dos materiais até a finalização da obra, o projeto foi realizado no decorrer do semestre letivo”, afirmou a professora.
A parceria entre as autoras do livro surgiu a partir de uma afinidade acadêmica e do desejo em proporcionar reflexões maiores sobre os métodos alternativos de resolver conflitos. As docentes já trabalharam juntas na realização de eventos anteriores e observaram que poderiam produzir um projeto que não apenas sistematizasse o conhecimento elaborado em sala de aula, mas que pudesse incentivar o debate acadêmico e profissional.
Paula Dias comenta a parceria com Sarah Lamarck e ainda cita a influência do livro para os estudantes. “Esta obra teve grande importância em sua produção, pois os alunos se aprofundaram nas temáticas relacionadas aos meios de solução de conflitos extrajudiciais, que servem como forma de resolver não somente uma lide jurídica, mas também uma questão social. Minha parceria com a professora Sarah Lamarck é antiga. Somos egressas e contemporâneas do curso de Direito da UFMA, Câmpus Imperatriz. Apesar de ela ter concluído o curso antes de mim, participamos de programas de estágio juntas. Nosso mestrado em Direito nos aproximou ainda mais. Temos uma relação sólida na execução de projetos acadêmicos há aproximadamente dezesseis anos”, compartilhou Paula Dias.
Benefícios para a UFMA e para a sociedade
Segundo Paula Dias, o livro é essencial para os estudante de Direito. “Essa iniciativa tem grande importância para a UFMA e para o curso de Direito. Organizar um livro com a pesquisa realizada por nossos alunos significa que estamos garantindo que a vida acadêmica não se resuma às aulas expositivas e conteudistas, mas proporcione aos nossos alunos a oportunidade de pensar, no caso da disciplina, em estratégias e comportamentos de solução de conflitos que não se limitem à judicialização e à participação litigiosa no processo”, ressaltou a docente.
De acordo com Sarah Lamarck, a obra promove diversos benefícios para a UFMA e para sociedade em geral. “Para a sociedade, o livro contribui ao apresentar métodos que promovem a pacificação social, a celeridade processual e o acesso à justiça de maneira mais humanizada. Em tempos em que a busca por soluções consensuais e eficazes se torna cada vez mais relevante, a obra oferece ferramentas e reflexões que impactam diretamente na construção de um sistema de justiça mais acessível e eficiente”, disse Sarah Lamarck.
A elaboração e o lançamento da obra é exemplo da valorização dos trabalhos realizados pelos discentes, e a iniciativa das professoras incentiva o desenvolvimento acadêmico. O livro está disponível no site Editora AYA (clique aqui)
Por: Aline Vitória
Revisão: Jáder Cavalcante