publicado: 28/03/2023 23h08, última modificação: 28/03/2023 23h31
Docentes do Centro de Ciências de Grajaú se reúnem com equipe da Proen e Proec para tirar dúvidas sobre a curricularização da extensão.jpg

Promover a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa é o que propõe a curricularização da extensão, diretriz que surge da Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, do Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação (CNE) e da Câmara de Educação Superior (CES).

Esse assunto foi abordado no Centro de Ciências de Grajaú (CCGr) na sexta-feira, 24, pelo Pró-reitor de Ensino, professor Romildo Sampaio, pela diretora da Divisão de Projeto Pedagógico de Curso da Pró-reitoria de Ensino (DIPEC-Proen), Luciana Alves, e pelo chefe da Divisão de Extensão da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, Alden Makel Almeida.

A discussão da curricularização da extensão tem sido abordada em todos os câmpus da Universidade, e, agora, a equipe da Proen e da Proec, que percorreu todos os oito centros do continente, finalizam sua programação de visita no Centro de Ciências de Grajaú. Para o pró-reitor de ensino, professor Romildo Sampaio, a reunião foi bastante produtiva e rica, na qual foi possível abordar várias temáticas. “Contamos com a participação dos professores dos cursos no qual, junto com o diretor do centro e dos coordenadores, foi possível trocarmos experiências, esclarecer diversas dúvidas que eles têm em relação a temas que são muito relevantes no dia a dia dos cursos, incluindo a curricularização da extensão e a questão das avaliações, uma vez que os cursos do câmpus de Grajaú podem receber, em 2023, visitas do MEC para renovação do seu ato legal de funcionamento. Acredito que a Universidade, ao realizar esses encontros, permitiu que todos esses temas e as diferentes áreas do ensino pudessem ser tratadas de maneira muito mais adequada e de forma presencial”, afirmou.

Docentes do Centro de Ciências de Grajaú se reúnem com equipe da Proen e Proec para tirar dúvidas sobre a curricularização da extensão (2).jpg

O CCGr possui dois cursos de graduação: Licenciatura em Ciências Naturais – Química e o de Ciências Humanas – Geografia. “A importância da reunião que tivemos foi a consolidação de toda uma discussão que nós já vínhamos tendo no centro e conseguimos esclarecer algumas dúvidas do nosso corpo docente e, assim, conseguirmos finalizar a curricularização do Projeto Político-Pedagógico do Curso”, observou o diretor do Centro de Ciências de Grajaú, professor Aluísio Fernandes.

Segundo a resolução do MEC, as atividades de extensão devem compor, no mínimo, dez por cento do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos. As atividades extensionistas, segundo sua caracterização nos projetos político-pedagógicos dos cursos, se inserem em cinco modalidades: programas, projetos, cursos e oficinas, eventos, e prestação de serviços.

O coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Humanas – Geografia, Marco Antonio, lembrou que, desde o segundo semestre de 2022, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso vem debatendo as formas de implementação da curricularização da extensão. “Com a reunião, além de tirarmos várias dúvidas que tínhamos, também pudemos debater algumas alternativas. A expectativa maior e a esperança que nós temos é que, a partir dessas reuniões, consigamos inserir a curricularização da extensão nos cursos do câmpus, até meados de junho ou julho de 2023”, revelou.

As atividades de extensão devem ser também adequadamente registradas na documentação dos estudantes como forma de seu reconhecimento formativo, além de ser sistematizadas e acompanhadas, com o adequado assentamento, além de registradas, fomentadas e avaliadas por instâncias administrativas institucionais, devidamente estabelecidas, em regimento próprio.

Confira mais fotos da reunião, no álbum abaixo

Reunião sobre Curricularização da Extensão, em Grajaú - 24-03-2023

Por: Sansão Hortegal