Docentes do Câmpus de Chapadinha participam do Feirão das Profissões do Centro Educa Mais Raimundo Araújo

publicado: 30/10/2023 10h37, última modificação: 30/10/2023 11h00
Docentes do câmpus de Chapadinha participam do Feirão das Profissões do Centro Educa Mais Raimundo Araújo

A Feira das Profissões do Centro de Ciências de Chapadinha já ocorreu, mas o trabalho de aproximação da Universidade com a população continua. Na manhã da última sexta-feira, 27, professores dos cursos de Zootecnia, Ciências Biológicas, Agronomia e Engenharia Agrícola participaram do “Feirão das Profissões” do Centro de Ensino de Tempo Integral Raimundo Araújo, divulgando os cursos do CCCh e motivando os alunos do ensino médio a ingressarem no ensino superior.

O evento foi realizado pela direção do CE Raimundo Araújo e teve por objetivo ajudar os alunos na escolha de uma profissão. “Durante a Feira, nós proporcionamos dois tipos de experiência aos participantesA primeira foi teórica, com profissionais da UFMA e outras instituiçõesocorreu na escola. A segunda foi prática, quando os professores trouxeram o laboratório para que os alunos pudessem vivenciar esse momento tão importante que é o da escolha da profissão”, explicou gestora-geral do CE Raimundo Araújo, Rosemary Vasconcelos.

Para Vasconcelos, a participação dos profissionais do Câmpus de Chapadinha no evento foi muito importante. “Isso engrandece muito o nosso trabalho, engrandece também os sonhos dos nossos alunos, pois é um momento em que eles podem visualizar as oportunidades para suas vidas”, disse. A gestora também lembrou que a parceria com a UFMA já vem sendo concretizada há alguns anos. “Nós temos o PIBID e temos também alunos que participam de projetos importantes, entre eles, o projeto da horta escolar. Então a Universidade Federal do Maranhão, em especial o Câmpus de Chapadinha, estão sempre presentes dentro do nosso espaço”, frisou.

A programação da Feira foi composta por palestras e visitas a estandes e salas com experimentos. Além de professores, o Câmpus de Chapadinha levou também representantes das entidades Centro Acadêmico de Biologia e Atlética Predadores. Para a discente do curso de Ciências Biológicas e presidente da Atlética Predadores, Stephanie Silva Oliveira, levar informação sobre a Universidade para os estudantes do Raimundo Araújo foi uma experiência muito boa. “Muitos alunos estão vindo aqui para poder saber um pouco mais sobre os cursos, e, como eu sou egressa do Raimundo Araújo, a interação com eles ainda é maior”, declarou.

professor do curso de Zootecnia Alécio Matos, que ministrou uma palestra motivacional sobre a importância de ingressar na universidade, considera fundamental dialogar com os estudantes. “É uma alegria estar aqui no Raimundo Araújo, porque muitos dos nossos alunos hoje são egressos desta escola. Então é uma satisfação falar de educação, junto com outros colegas, e contribuir para que todos saiam daqui com uma profissão”, comentou.

Em sua fala, Alécio também destacou os cursos oferecidos pelo Centro de Ciências de Chapadinha. “Temos excelentes cursos no Câmpus de Chapadinha, como Agronomia, Engenharia Agrícola, Ciências Biológicas e Zootecnia, além de profissionais altamente capacitados”. O professor também agradeceu o convite feito pela direção da escola aos professores da UFMA. “Gostaria de parabenizar a direção e o corpo docente do Raimundo Araújo, que se uniram para proporcionar este Feirão das Profissões. Agradeço ainda aos alunos, que têm demonstrado grande interesse econhecer os diversos cursos que são ofertados pela UFMA aqui em Chapadinha também e em todo o Maranhão”, finalizou.

A aluna do primeiro ano do CE Raimundo Araújo Bianca Menz Galvão, de 15 anos, participou pela primeira vez da Feira e se surpreendeu. “Eu achei muito interessante, pois abriu a minha visão sobre a quantidade de cursos que nós temos aqui na nossa cidade. Eu pude conhecer ainda mais sobre o Câmpus de Chapadinha, e um curso que chamou a minha atenção foi o de Ciências Biológicas. Foi muito legal ver os estandes, como tudo funciona na prática”, comentou.

Por: Ivandro Coêlho