Docentes da UFMA recebem a Medalha Graça Aranha da Academia Maranhense de Letras

publicado: 11/08/2022 16h12, última modificação: 11/08/2022 20h29

A noite de quarta-feira, 10, foi marcada pela primeira edição da solenidade de entrega da Medalha Graça Aranha da Academia Maranhense de Letras (AML), honraria que, entre várias personalidades e autoridades, foi concedida ao vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos; aos docentes do Departamento de Letras José Dino Costa Cavalcante e Márcia Manir Miguel Feitosa; e ao professor do curso de Design e diretor da Editora da UFMA (Edufma), Sanatiel de Jesus Pereira.

A Medalha Graça Aranha faz parte da programação de aniversário de 114 anos da AML e do nascimento do poeta maranhense Gonçalves Dias, em 10 de agosto de 1823, na cidade de Caxias. A honraria premia os cidadãos que contribuem com a literatura do Estado do Maranhão. “Resolvemos fazer essa comemoração, inclusive dentro do centenário Semana de Arte Moderna, para condecorar as personalidades e as pessoas que direta ou indiretamente contribuíram para a elevação das letras maranhenses. A Academia tem um papel relevante nesse sentido e queremos tornar a Academia mais conhecida. Estamos com um concurso de poemas aberto para fazermos antologia da poesia maranhense contemporânea e queremos estimular jovens romancistas e contistas para produzirem e contribuírem para as letras maranhenses”, afirmou Lorival Serejo, presidente da AML.

O vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos, que já tem três décadas dedicadas à literatura do Maranhão, com lançamento de livros, lançamento de novos autores, organização de obras e também com a coordenação das celebrações dos 200 anos da imprensa maranhense, expressou sua emoção no local: “É uma sensação grande, indescritível, ser lembrado pela Academia com a Medalha Graça Aranha pelo trabalho que fazemos em prol da literatura, da cultura, sobretudo, na região de Imperatriz. Também sou da Academia Imperatrizense de Letras e da Academia Bacabalense de Letras. No meu caso específico, são trinta anos de literatura, então, para mim, é uma satisfação estar aqui neste momento com tanta representatividade, é um presente estar nessa casa com toda essa simbologia. Vida longa à Academia e que outras pessoas possam ser lembradas”, declarou.

Entrega da Medalha do Mérito Literário Graça Aranha - 10-08-2022

O docente Dino Cavalcante destacou que a Medalha é uma forma de a Academia Maranhense de Letras reconhecer o peso que a Universidade Federal do Maranhão tem em relação à ciência, à literatura e às outras formas de arte. “A UFMA é um patrimônio dos maranhenses. É uma grande honra, para mim, receber esta honraria, que leva o nome de um dos grandes expoentes da literatura maranhense e brasileira, um fundador da Academia Brasileira de Letras. Então me sinto feliz e satisfeito com o trabalho que estamos desenvolvendo em relação à literatura maranhense, ao ensino, pesquisa e a tudo mais, é uma grande satisfação”, completou.

A professora Márcia Manir acrescentou que a Medalha Graça Aranha é um prêmio para professores e para diversos outros profissionais que contribuem com as letras maranhenses, não apenas para artistas e escritores. “É uma honraria para críticos, investigadores e contistas da literatura, e sou uma pessoa assim, sou uma docente do Departamento de Letras, uma estudiosa da literatura desde sempre, especialmente, nos últimos anos, da literatura maranhense”, pontuou.

Graça Aranha

José Pereira da Graça Aranha nasceu em 21 de junho de 1868, em São Luís, capital maranhense. Foi advogado e, após passagem como advogado no Estado do Rio de Janeiro, mudou-se para Porto do Cachoeiro, cidade capixaba, cenário de seu romance Canaã. É um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras (ABL), tendo tomado posse da cadeira número 38, cujo patrono é o poeta Tobias Barreto (1839-1889). Também ingressou na carreira diplomática e participou da organização da Semana de Arte Moderna de 1922, tendo realizado o discurso de abertura do evento.

Dois anos depois da fundação, Graça Aranha rompeu com a Academia Brasileira de Letras, pois a considerava muito conservadora. Faleceu em 26 de janeiro de 1931, no Rio de Janeiro, tendo deixado em Canaã seus traços literários de caráter nacionalista, simbolista e, principalmente, naturalista, com a discussão acerca da miscigenação e da superioridade racial.

Confira os homenageados (não membros da AML):

Agostinho Noleto

Alexandre Maia Lago

Antonio Ailton Santos Silva

Celso Borges

Chico Saldanha

Cleones Carvalho Cunha

Edgar Rocha

Edmilson Sanches

Eveline Lopes Cunha

Flaviano Menezes da Costa

Dino Cavalcante (José Dino Costa Cavalcante) - UFMA (Departamento de Letras)

Francisco Tribuzi

Frederico Machado

Geraldo Iensen

Herbert de Jesus Santos

Joaquim de Oliveira Gomes

José Graça Aranha

José Maria Nascimento

Jucey Santana

Linda Barros (Lindalva Maria Barros Neres)

Luís Augusto Cassas

Márcia Manir Miguel Feitosa - UFMA (Departamento de Letras)

Marcos Fábio Belo Matos - UFMA (Curso de Jornalismo do Câmpus de Imperatriz)

Mhario Lincoln

Paulo de Tarso Oliveira Assunção

Pergentino Holanda

Raimundo Trajano Neto

Ricardo Leão (Ricardo André Ferreira Martins)

Salgado Maranhão (José Salgado Santos)

Sanatiel de Jesus Pereira - UFMA (Departamento de Design)

Wilson Marques

Zeca Baleiro (José Ribamar Coelho Santos)

Zeca Tocantins (José Bonifácio Cézar Ribeiro)

Com informações do Brasil Escola.

Por: Luciano Santos

Fotos: Sansão Hortegal