publicado: 24/06/2022 16h30, última modificação: 24/06/2022 19h29
Docentes da UFMA apresentam projetos de pós-graduação durante Workshop Amazônia Legal (8).png

Ocorreu, nessa quinta-feira, 23, o segundo dia do “Workshop Amazônia Legal”, em parceria com o Programa de Desenvolvimento de Pós-Graduação (PDPG) e o Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad), pelo Canal do Youtube da AGEUFMA. No evento, foram apresentados quatro projetos de pós-graduação de professores da UFMA em parceria com outras instituições.

O professor Marcus Paes, do Programa de Pós-graduação de Ciências do Solo (PPGCS), iniciou o workshop falando sobre o histórico do projeto Leishmaniose e como ele foi elaborado. Segundo ele, o projeto tem por objetivo promover a colaboração interinstitucional visando ao apoio técnico e científico ao programa de pós-graduação em ciência da saúde da Universidade Federal do Amapá (Unifap), viabilizando pesquisas sobre a leishmaniose, na composição dos vetores na região amazônica e seus impactos na transmissão e epidemiologia da doença.

Já a professora Arlene de Jesus, do projeto de pesquisa Rede de Cooperação Acadêmico-Científica, realizado entre os Programas em Enfermagem da UFMA, e das Universidades Federais do Ceará (UFC) e de Pernambuco (UFPE), falou sobre a trajetória do projeto de enfermagem nesses doze anos de existência, em que a intenção é facilitar as trocas de experiências com diálogos intelectuais desenvolvidos de maneira planejada para atender aos interesses dos programas envolvidos e permitindo o contato com novos conhecimentos e tecnologias empregadas.

“A intenção desse Procad foi reforçar uma rede de colaboração que já existia entre a UFMA, UFAM e a FOP Unicamp e buscar excelência nos programa de pós-graduação”, comentou a professora Cecilia Claudia Ribeiro, do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO), durante sua apresentação sobre o programa de odontologia, que tem por objetivo consolidar uma rede de colaboração para expandi-la e reforçar o desenvolvimento científico, tecnológico e social.

Finalizando as apresentações, a professora Maria do Desterro, do Programa de Pós-Graduação em Saúde do Adulto (PPGSAD), comentou que a Rede de Cooperação Acadêmica em Doenças Negligenciadas e o Câncer na Amazônia, inclui projetos conjuntos de ensino e pesquisa em instituições distintas para aprimorar a formação de pós-graduados, que visa à melhoria da qualidade dos PPGs vinculados a intuições dos estados do Maranhão, Pará e Minas Gerais, além de estimular a interação científico-acadêmica.

Saiba +

O professor Marcus de Andrade Paes, do Programa de Pós-graduação em Ciências do Solo (PPGCS) da UFMA, integra o projeto Rede de Pesquisa em Leishmaniose: cooperação acadêmico-científica, uma parceria da UFMA com as Universidades Federais do Amapá (Unifap) e do Pará (UFPA).

A professora Arlene de Jesus Mendes Caldas, do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF), integra o Projeto de Pesquisa: Rede de Cooperação Acadêmico-Científica, uma parceria entre os programas de Enfermagem da UFMA, com as Universidades Federais do Ceará (UFC) e de Pernambuco (UFPE).

A professora Cecília Cláudia Costa Ribeiro, do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO), está vinculada ao projeto Rede de Cooperação Acadêmico-Científica, uma parceria do Programa de Odontologia da UFMA com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Faculdade de Odontologia de Piracicaba e com a Universidade Estadual de Campinas (FOP Unicamp).

Já a professora Maria do Desterro do Nascimento, do Programa de Pós-Graduação em Saúde do Adulto (PPGSAD), está vinculada à Rede de Cooperação Acadêmica em Doenças Negligenciadas e o Câncer na Amazônia, integrando o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGS), o Instituto René Rachou da Fiocruz e o Programa de Pós-Graduação em Oncologia e Ciências Médicas da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Assista à transmissão completa no Canal do Youtube da AGEUFMA.

Por: Hemylly Mendes

Produção: Marcos Paulo Alburquerque