Notícias

Docente representa a UFMA no I Workshop promovido pelo Centro Nacional de Conservação da Flora do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro

publicado: 24/06/2022 11h26, última modificação: 25/06/2022 16h27
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4

O professor Elidio Armando Exposto Guarçoni, do Centro de Ciências de Bacabal, foi convidado pelo Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora), do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) para representar a instituição no I Workshop “Novas Estratégias para o Alcance da Meta 2 da GSPC no Brasil: o desafio da avaliação integral do estado de conservação da flora”, entre os dias 20 e 22, no Museu do Meio Ambiente, Rio de Janeiro.

Organizado pelo CNCFlora via JBRJ, o I Workshop teve a participação do professor da UFMA Elidio Guarçoni, curador do Herbário Maranhão Continental de Balsas. Ele é professor do curso de Ciências Naturais – Biologia do Câmpus de Bacabal e é licenciado e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula. Tem mestrado e doutorado em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa, com pesquisas em áreas da sistemática e taxonomia, ecologia de bromeliaceae e levantamentos florísticos.

Com a temática sobre famílias botânicas, o evento visa fazer uma análise crucial do novo programa do status de conservação das espécies vegetais. O encontro é destinado aos especialistas botânicos nas dez famílias de plantas mais diversas do país; aos especialistas botânicos dos grupos com menor disponibilidade de avaliações oficiais, como samambaias, licófitas e briófitases; e aos especialistas em avaliação do estado de conservação da flora.

“O novo programa para avaliar o status de conservação das espécies é fácil de ser manipulado. Agiliza o trabalho do sistema permitindo dar uma ideia real da distribuição geográfica das espécies. O Centro Nacional de Conservação da Flora está de parabéns pelo evento. O evento também vai nortear as tomadas de decisões de políticas públicas, já que diversas espécies estão sendo avaliadas quanto ao seu status de conservação”, comentou Guarçoni.

Por: Lucas Araújo

Produção: Bruna Castro

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: