Docente recebe medalha Manoel Beckman do Poder Legislativo

publicado: 14/06/2022 17h55, última modificação: 15/06/2022 13h29
Docente recebe medalha Manoel Beckman do Poder Legislativo (2).JPG

A professora Maria de Jesus Heilmann, do curso de Direito da Cidade Universitária Dom Delgado, recebeu, nessa segunda-feira, 13, a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Maranhão, a Medalha Manoel Beckman, que é concedida a personalidades que tenham prestado relevantes serviços para o estado e que tenham contribuído para o desenvolvimento do Maranhão ou do Brasil pelos seus méritos especiais.

Docente da UFMA e promotora de justiça do Estado do Maranhão, Maria de Jesus Heilmann, que integra o Grupo de Estudos de Direitos Humanos e Biodiversidade da UFMA (GEDH-BIO), coordenado pela professora Claudia Gonçalves, completou 25 anos de carreira docente na Universidade e completará, este ano, trinta anos de carreira no Ministério Público. A condecoração, proposta pelo deputado Wellington do Curso, foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares maranhenses. A professora agradeceu a comenda recebida, destacando que a honraria representa uma responsabilidade para com o povo maranhense na qualidade de membra do Ministério Publico do Estado e docente da UFMA.

“O ensino público e gratuito constitui uma das funções típicas do Estado e é um dever constitucional, mas tem enfrentado muitos problemas, como a PEC 206/2019, que visa cobrar as mensalidades aos discentes do ensino superior. As universidades públicas têm um grande contingente de estudantes carentes que não podem arcar com esse custo. Não bastasse a pandemia de covid-19, que deixou um rastro de prejuízo aos conteúdos programáticos em vários níveis da educação fundamental, médio e superior, além da interrupção do convívio. Apesar da inovação com a implantação do ensino remoto, perdeu-se muito na integração social do ambiente acadêmico ou escolar, um déficit na aprendizagem, nas relações interpessoais”, afirmou a homenageada.

Ela conta que, no curso de direito nortuno da UFMA, teve estudantes que são professores da educação estadual e municipal, que faziam sua formação acadêmica, e manifestavam a preocupação com as gerações mais novas, com a evasão escolar e com a criminalidade que prolifera nas periferias e se expande aos interiores. "Isso resulta no alastramento das facções com adolescentes e jovens cada vez mais, envolvendo-se no nefasto caminho do crime e das drogas, morrendo vítimas dessa violência de confronto, o que denota a grande fragilidade e esgarçamento do nosso tecido social", finalizou Maria de Jesus Heilmann, demonstrando sua felicidade com essa homenagem. O deputado Wellington do Curso ressaltou a importância da educação gratuita da Universidade para os estudantes e toda a comunidade.

O pró-reitor de assistência estudantil, Leonardo Silva Soares, esteve representando o reitor Natalino Salgado, na solenidade que foi presidida pela deputada Thaiza Hortegal. Na mesa, também estiveram presentes o procurador-geral de justiça, Eduardo Hiluy Nicolau, o desembargador José Bernardo Silva Rodrigues, representando o corregedor-geral de justiça, José Ribamar Froz Sobrinho, a procuradora de justiça Themis Pacheco de Carvalho, corregedora-geral do Ministério Público, o juiz federal Neian Milhomem Cruz e as homenageadas, as promotoras de justiça Maria de Jesus Rodrigues Araujo Heilmann e Cristiane Coelho Maia Lago. Estiveram presentes, também, os professores do departamento de Direito Fabiano Ferreira Lopes, Maria da Glória Costa Gonçalves e Alexsandro Rahbani Feijó, que prestigiaram a solenidade.

Docente recebe medalha Manoel Beckman do Poder Legislativo - 13-06-2022

Por: Sansão Hortegal